|
Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS (arquivo) |
Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019, que será entregue na próxima segunda-feira (22/7), em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo.
O evento é promovido pelo Instituto Smart City Business America que premia projetos e práticas inovadoras com impactos positivos na melhoria de vida das cidades.
De acordo com Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a proposta dos Faróis está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão, movimento do ecossistema de inovação da cidade, e também a tendências nacionais e internacionais de tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa.
Em sua 7ª edição, o prêmio InovaCidade recebeu 53 inscrições. Desse total, recebem o prêmio 20 projetos que são reconhecidos por gerar impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.
|
Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS (arquivo) |
Evento
O Smart City Business Brazil Congress & Expo, que ocorre entre 22 e 24 de julho, é um evento que reúne todo ecossistema de cidades inteligentes, reunindo líderes do setor público, especialistas em iniciativas inovadoras e transformadoras, empresários, empreendedores, representantes de governos e agências, possibilitando a troca de experiências, compartilhamento de ideias, soluções e casos de sucesso.
Faróis
Os Faróis do Saber, criados originalmente em 1994 com o objetivo de descentralizar o acesso às bibliotecas públicas e lan houses, incorporaram a partir de 2017 o conceito de inovação tecnológica.
Em sua nova versão, foram transformados em espaços maker, onde é aplicada a metodologia do Design Thinking.
|
Os Faróis do Saber e Inovação, espaços maker para criação de protótipos, com impressora 3D, deram a Curitiba o prêmio InovaCidade 2019. Foto: Daniel Castellano / SMCS |
“Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes da rede pública de Educação. É a inovação tecnológica ao alcance dos alunos”, diz Cris Alessi.
Dezenove unidades já foram entregues neste novo modelo. Até o final deste ano, a cidade contará com 33 Faróis de Inovação.
“São verdadeiras oficinas de criatividade que trazem reflexões e soluções para o dia a dia. São essas crianças que vão fazer a Curitiba do futuro”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
0 Comentários