CIDA É A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR A SOCIEDADE GARIBALDI EM 136 ANOS

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, assumiu nesta segunda-feira (1) a presidência da Sociedade Giuseppe Garibaldi para o triênio 2019-2022. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Palácio Garibaldi, no centro histórico de Curitiba.

imagem

Cida, que já fazia parte do conselho deliberativo da sociedade, é a primeira mulher a comandar a entidade em 136 anos de história. “Aceitei o convite de presidir a Sociedade Garibaldi e faço isso como forma de agradecer nossos antepassados pela coragem que tiveram ao largar tudo na Itália há um século e meio e partir para uma nova vida”, enfatizou a nova presidente durante discurso.

Cida Borghetti assumiu o lugar de Benoni Manfrin, que na nova gestão ocupará a vice-presidência. A diretoria foi eleita em junho por unanimidade. “Ao assumir a presidência da Associação Garibaldi, quero renovar meu compromisso de trabalhar pela preservação do patrimônio dessa instituição de mais de 136 anos e ampliar suas ações culturais na comunidade. Reconheço o esforço das diretorias que me antecederam e que conduziram os destinos da Garibaldi até aqui. 

Cabe-me agora dar continuidade ao bom andamento desse ícone da cultura italiana de Curitiba e do Paraná”, disse Cida, que agradeceu a confiança de todos e pediu a colaboração dos associados na condução dos trabalhos da entidade.

“Conto com o apoio de todos nessa missão que parece simples, mas que vai exigir de cada um de nós dedicação, trabalho e persistência. Só assim vamos atingir nosso objetivo que é fazer da Garibaldi uma associação à altura da história dos imigrantes italianos que vieram”, completou.

AVANÇOS 

Na despedida do ex-presidente, Benoni destacou as conquistas de sua gestão, desejando êxito também à nova diretoria. "Tenho certeza que ela vai mudar o ritmo desta casa. Nós conseguirmos colocar a sociedade no circuito da comunidade curitibana de novo e eu sei que ela vai fazer muito mais pelos projetos que nós temos aqui", afirmou.

Durante evento também foi feito o descerramento do quadro de Manfrin para a galeria dos ex-oresidentes.


DIRETORIA 

Além de Cida, a nova diretoria tem o vice-presidente, Benoni Constante Manfrin; o diretor financeiro e do patrimônio, Cliceu Luis Bassetti; o diretor administrativo Jose, Eduardo Gastaldi; o diretor cultural e relações públicas, João Felipe Ribeiro da Costa Oliveira e o assessor jurídico Roberlei Aldo Queiroz.

O conselho fiscal é formado por Vittorio Romanelli, Luis Mario Luchetta, Giuseppe Lanzuolo, Juraci Barbosa Sobrinho, Fernando Eugenio Ghignone, Rodrigo Linne Neto, Francesco Pallaro, Paulino Viapiana e Walter Antonio Petruzziello. Já o conselho deliberativo conta tem Celso Luiz Gusso,Virgílio Moreira Filho, João Carlos Almeida Formighieri, Amílcar Rafael Greca, Rubens Aparecido Gennaro, Ragnhild Gabbe Borgomanero, Jean Carlo Leek, Sandro Gilbert Martins e Flavio Zanette.


TRAJETÓRIA – Escolhida para a presidência da Sociedade, Cida Borghetti, nasceu na cidade de Caçador (SC). Cida é embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF) e referência internacional em primeira infância e saúde preventiva. Foi governadora do Paraná, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua gestão foi marcada pela eficiência e pelo diálogo. Investiu acima dos valores exigidos por lei nas áreas de Saúde e Educação.

Empresária, formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputada estadual por dois mandatos (2003/2010), deputada federal (2011/2014) e presidente voluntária do Provopar Maringá (90-92).

SOCIEDADE
 
Construído entre os anos de 1887 e 1904, o Palácio Garibaldi carrega em sua identidade uma arquitetura neoclássica. Sede da Sociedade Giuseppe Garibaldi, fundada em 1883, o Palácio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

PRESENÇAS 

 Estiveram presentes no evento o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial, Celso Gusso; cônsul da Itália, Rafaele Festa; cônsul da Bélgica, João Casillo; deputado federal, Ricardo Barros; deputada estadual, Maria Victoria, associados, amigos e familiares.

Postar um comentário

0 Comentários