45 anos
Camerata faz concerto no Santuário Guadalupe com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Curitiba, 07/07/2019. Foto: Cido Marques/FCC
Um concerto no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, na tarde de domingo (7/7), foi mais um brinde aos 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Um público numeroso assistiu, na igreja, à apresentação de uma das obras mais emblemáticas do repertório da música barroca, o Dixit Dominus, do compositor George Friedrich Händel.
|
Camerata faz concerto no Santuário Guadalupe com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Curitiba, 07/07/2019. Foto: Cido Marques/FCC |
Mas as vozes e os acordes dos cantores e instrumentistas das Camerata também ecoaram para todo o Brasil, com a transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. A emissora está presente em 86 cidades brasileiras, entre as quais, nove capitais, com uma audiência estimada, nesse horário, de 3,2 milhões de espectadores, segundo dados do Ibope.
O concerto foi transmitido também pelo aplicativo, o Facebook e pelo canal do Youtube da emissora. Este foi o segundo de uma série de cinco concertos da Camerata que serão realizados este ano no Santuário e transmitidos via satélite pela rede católica.
Parceria
“Foi um concerto que emocionou todos os presentes, uma celebração de excelência da Camerata na programação dos seus 45 anos", disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
"Por meio dessa parceria com a TV Evangelizar, tivemos a oportunidade de mostrar para todo o país esse que é um dos grandes símbolos da cultura curitibana”, disse Ana Cristina de Castro.
“Essa parceria torna a música de concerto acessível a um público que normalmente não tem acesso a ela”, observou o diretor da TV Evangelizar, José de Melo.
O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, Marino Galvão Jr, lembrou que o prefeito Rafael Greca, ao propor os concertos no Santuário, percebeu a transversalidade do repertório da Camerata, cujas obras dialogam com a liturgia cristã de tradição católica. “Uma dessas obras é o Dixit Dominus (Disse o Senhor). E assim ainda teremos a Cantata de Bach, em setembro, o Réquiem de Mozart, em novembro, e O Messias de Händel, no período natalino, em dezembro”, adiantou.
Emoção
O público que foi ao santuário não se arrependeu de enfrentar o frio. “Foi maravilhoso. Há muitos anos eu não assistia à Camerata. Agora quero acompanhar outras apresentações”, garantiu Tânia Regina de Ávila, que foi ao concerto com a amiga Célia Spimpolo. Ambas elogiaram a qualidade dos músicos.
|
Camerata faz concerto no Santuário Guadalupe com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Curitiba, 07/07/2019. Foto: Cido Marques/FCC |
Moradora do bairro Órleans, Gilmara de Souza se programou especialmente para ver a Camerata. “Foi a primeira vez que vi o grupo. Foi emocionante. Já vou me organizar para as próximas apresentações”, disse.
O repertório apresentado pela Camerata no Santuário Guadalupe foi o mesmo levado neste fim de semana à Capela Santa Maria Espaço Cultural, e que será apresentado ainda este mês na Sala São Paulo e no Festival Internacional de Campos do Jordão. A regência foi do maestro Luís Otávio Santos. Os solistas foram Graciela Oddone (soprano), Cecília Amancay Pastwski (mezzosoprano), Paulo Mestre (contratenor), Sidney Gomes (tenor) e Cláudio de Biaggi (barítono).
0 Comentários