MUTIRÃO ATENDE 2,7 MIL MULHERES COM SERVIÇOS E ORIENTAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA


Mutirão de serviços Curitiba Mulher, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. Curitiba, foto:GztStC 1706

A Prefeitura promoveu nesta segunda-feira (17/6), das 9h às 17h, o mutirão Curitiba Mulher. Serviços gratuitos de beleza, saúde, qualificação profissional e orientações contra violência doméstica levaram aproximadamente 2,7 mil mulheres à Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa.

“A Prefeitura mantém desde 1993, quando Margarita Sansone criou a Pousada de Maria, serviços de proteção às mulheres e suas famílias", lembrou o prefeito Rafael Greca.


Mutirão de serviços Curitiba Mulher, na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. Curitiba, foto:GztStC 170619b
   
"Antes da Lei Maria da Penha, nós já nos preocupávamos com as mulheres. Estamos na praça para dar visibilidade à causa”, explicou o prefeito.

Todos os serviços realizados são gratuitos. No espaço Beleza da Mulher, as participantes fizeram corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, tratamentos estéticos e massoterapia.

A dona de casa Maria Tereza Solar Leite aproveitou o mutirão para cuidar do visual. “Vim do bairro Santa Cândida para fazer a sobrancelha e cortar o cabelo. Estou adorando o resultado”, contou durante o corte.

A parceria com o Sindicato Paranaense dos Profissionais Autônomos em Beleza levou 50 voluntários para o evento. Para a cabeleireira Scheila de Quadros ser voluntário é bom para todas as partes envolvidas. "Quem recebe o serviço saí feliz e a gente também”, disse ela.

O evento teve oficina de modelagem, palestras sobre mulheres empreendedoras e cursos rápidos dos Liceus de Ofícios de panificação, manipulação de alimentos, corte e costura e mecânica básica.

“Sempre me interessei por costura e esta foi uma ótima oportunidade para aprender o básico. Trouxe a família junto para aprender também”, disse a empresária Larissa Hack.

Na Tenda da Mulher foram oferecidos exames de visão e avaliação física, orientação sobre câncer de mama e dicas sobre empregos.

No Ônibus Lilás as mulheres puderam fazer exames de glicemia, pressão e avaliação de pele (prevenção câncer). A aposentada Avanir Terezinha dos Santos procurou o exame oftalmológico. “Estava com coceira nos olhos e aproveitei o tempo livre para fazer um exame rápido”, conta a aposentada.

A ação foi desenvolvida pela Assessoria de Diretos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura. Segundo Elenice Malzoni, assessora da pasta, ofertar serviços de saúde e estética contribui para qualidade de vida e autoestima das mulheres. “Mas divulgar os cursos de qualificação da Prefeitura, realizados pela Fundação de Ação Social (FAS), e informações contra violência doméstica foram os principais objetivos”, explicou Elenice. 

Para entreter ao público, a banda Big Time Orchestra se apresentou às 12h, e a Banda Lyra às 14h30.

Participaram Eduardo Pimentel, vice-prefeito; Allan Johan, assessor de Políticas para a Diversidade Sexual do Município; Edgar Sucesso e Cleusa Moriano, do Sindicato Paranaense dos Profissionais Autônomos em Beleza; e José Dirceu de Matos, administrador da Regional Matriz.

CONFIRA O VÍDEO;


Postar um comentário

0 Comentários