CURITIBA SERÁ SEDE DE PROJETO-PILOTO DO GOVERNO FEDERAL QUE INCLUI ''DROGÔMETROS'' EM BLITZE DE TRÂNSITO

Curitiba terá testes com "drogômetros" em blitze de trânsito para detectar motoristas que consumiram drogas ilícitas como maconha, crack, cocaína e exstasy. O anúncio foi feito nesta segunda feiira (24) secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora.

imagem

Ele participou da abertura da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, no Salão de Atos do Parque Barigui. O projeto-piloto do governo federal ainda depende de testes dos equipamentos.

"Temos como meta o prazo de aproximadamente um ano para implantação”, afirmou. Uma comissão foi criada pelo Ministério da Justiça para tratar do tema.

Segundo ele, testes já foram feitos em Porto Alegre (RS). Outros três municípios brasileiros serão selecionados para participar do projeto.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, com o uso do aparelho é possível detectar rapidamente se o motorista ingeriu alguma substância psicoativa. O teste será feito a partir de um apenas 1 ml da saliva do condutor”, explica.

A proibição de uso de drogas ilícitas por condutores é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “A lei seca diz respeito ao uso dessas substâncias também, não apenas de álcool”, diz o secretário.

Dirigir sob influência de drogas é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 2,9 mil e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

 Informações do G1.

Postar um comentário

0 Comentários