MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CONDENAÇÃO DO YOUTUBER NANDO MOURA

Nando Moura (reprodução)

O Ministério Público de São Paulo deu um parecer sobre a prisão do youtuber Nando Moura sob a acusação dos crimes de injúria e difamação. Ao Juizado Especial de Embu das Artes, o MP requer uma pena de dois anos de reclusão.

Em um vídeo com mais de 100 mil visualizações, Nando Moura chamou uma estudante negra do interior de São Paulo de “vagabunda”. O conteúdo foi tirado do ar pelo youtuber, mas a acusação conseguiu anexá-lo no processo. As informações são do Diário do Centro do Mundo.

O processo acontece desde o final 2015, mas oficiais de Justiça não encontraram Nando Moura para dar sequência aos inquéritos. Por esta razão, o processo de número 1013015-97.2016.8.26.0506 estava parado até janeiro deste ano.

Moura foi procurado nos endereços de sua conta de telefone celular e outros serviços, além da casa de sua mãe, mas não foi encontrado. Os advogados de defesa negam o crime e alegam que o youtuber teria feito “exercício claro e inalienável de seu direito de expressão”.
As agressões

Em 2015, as paredes de banheiros da USP foram pichadas com as seguintes mensagens: “Aqui é faculdade de gente inteligente (e branca). Cotas pra preto? Macacos cotistas fora da FDRP!”

Após a repercussão do caso, o movimento negro elaborou uma intervenção que envolvia a leitura de um texto de repúdio ao ocorrido. A vítima de Nando Moura foi a estudante escolhida para ler a mensagem em todas as salas de aula da faculdade, com autorização da diretoria.

O conteúdo deste material incitou a ira de Nando Moura. Em vídeo divulgado pelo youtuber, a estudante, chamada de vagabunda por três vezes, é acusada de fazer-se de vítima de uma situação que já não existiria mais.

Nando afirmou que a escravidão acabou há mais de um século e que a estudante estava querendo obter cotas raciais no sistema público de ensino para, assim, “mamar nas tetas do governo”.

Nando Moura

Com milhões de seguidores no Youtube, Nando Moura já fez vídeos defendendo a cura gay e chegou a ser recomendado como fonte de informação até pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook

O post Ministério Público pede condenação do youtuber Nando Moura apareceu primeiro em Pragmatismo Político.

Postar um comentário

0 Comentários