SURPRESAS E RECONHECIMENTO MARCAM DIA DO PROFESSOR NA REDE MUNICIPAL







Atividades, surpresas e, principalmente, reconhecimento. A Prefeitura de Curitiba destaca a importância do ato de ensinar nas celebrações do Dia do Professor, nesta segunda-feira (15/10). Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de todas as dez regionais programaram apresentações e homenagens para marcar este dia especial.

“Quero homenagear e agradecer a todos que se dedicam à formação dos nossos curitibinhas”, disse o prefeito Rafael Greca. “É uma data mais do que especial porque celebra uma profissão que marca como nenhuma outra a vida e o desenvolvimento de todos.”

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, agradeceu o empenho e o trabalho dos profissionais que compõem a rede municipal. “Que a nossa caminhada seja valorosa e com a sensação do bem fazer. Meu agradecimento, meu reconhecimento e meu respeito a todos os educadores”, disse. Na sede da Secretaria, os professores foram homenageados com uma apresentação da Banda Lyra.

Ao longo da semana, a secretária visitará todas as dez regionais, onde há atividades em homenagem aos professores.

Valorização
Maria Sílvia destaca a relevância dos investimentos para melhorar cada vez mais a formação e a valorização dos profissionais. A secretaria oferece, por exemplo, o programa Veredas Formativas, com mais de 31 mil vagas em diferentes modalidades para os profissionais da rede.

“Cada um faz suas trilhas, buscas e veredas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira”, explica a secretária. São 210 ações em diferentes modalidades formativas com vagas em cursos, fóruns, trilhas pedagógicas, oficinas, seminários, especialização, convênios com mestrados e doutorados e intercâmbio pedagógico.

O programa foi formulado a partir de pesquisa realizada em 2017 junto aos servidores da rede municipal de ensino, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

As ações foram compiladas no Caderno Veredas Formativas. O programa está vinculado à agenda 2030, da Organização das Nações Unidades, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como fundamento das ações propostas. Todas as formações se fundamentam em ações para que a educação seja inclusiva, equitativa e de qualidade.

Evolução

A secretária também destaca a reformulação da semana pedagógica como parte dos esforços de reforçar a formação dos professores. O tradicional evento que antecede a volta às aulas passou ser realizado no formato de feira, é aberto à comunidade e focado na inovação (leia mais aqui).

Mão na massa e arte
As atividades de comemoração ao Dia do Professor incluem, por exemplo, supresas, como os produtos artesanais feitos pelos estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, no bairro Seminário, e presenteados aos funcionários da unidade.

Já a Escola Madre Teresa de Calcutá, no bairro Sítio Cercado, programou um Momento Cultural na Biblioteca para marcar o dia dos professores. Também tem café colonial no intervalo (manhã e tarde), com homenagem a uma professora aposentada.

O CMEI Pedro Pelanda, no Sítio Cercado, serviu café da manhã especial, assim como o CMEI Caiuá II, também com um café da manhã para acolher os profissionais. 

Já o CMEI Ciro Frare, no Ganchinho, apostou numa atividade musical diferenciada, que terá elementos surpresa para a comunidade escolar.

Os estudantes da escola Nossa Senhora da Luz, na CIC, fazem nesta tarde uma apresentação artística aos professores.

Além disso, outras unidades programaram jantares de confraternização para os professores.

Postar um comentário

0 Comentários