ESTUDO DESCOBRE QUE A HOMEOPATIA É EFICAZ PARA 0 DE 68 DOENÇAS



“A homeopatia é um beco-sem-saída terapêutico” declarou um cientista, depois que uma revisão sistemática concluiu que o tratamento controverso não é mais efetivo do que placebos.

A constatação foi feita pelo professo Paul Glasziou, um acadêmico em medicina baseada em evidências da Universidade Bond, trabalhndo em conjunto com o Conselho de Saúde e Pesquisa Médica Nacional, após revisar 176 estudos sobre a homeopatia, para determinar se o tratamento é válido.



Um total de 57 revisões sistemáticas, feitas sobre os 176 estudos, e focando em 68 doenças diferentes, não encontrou nenhuma evidência de que a homeopatia fosse mais efetiva que os placebos.

A homeopatia é uma medicina alternativa baseada na ideia de diluir substâncias em água. De acordo com o NHS: “os praticantes acreditam que quanto mais diluída uma substância é, maior o seu poder para tratar sintomas. Muito remédios homeopáticos consistem em substâncias que foram diluídas muitas vezes em água até que não há nada ou quase nada da substância original nela.”

O estudo concluiu que “não há efeito discerníveis convincentes além do placebo” e que “não há evidência confiável de pesquisas em humanos que a homeopatia tenha sido efetiva para tratamento a gama de doenças considerada”.

O professor Glasziou escreveu “eu estou aliviado que a árdua jornada de sintetizar as evidências acabou. Eu comecei a jornada com uma atitude de ‘eu não sei’, curioso se este tratamento poderia funcionar… mas perdi o interesse depois de ver as 57 análises sistemáticas que continham 176 estudos individuais, que não encontraram nenhum efeito convincente discernível do placebo.”

Ele prossegue: “Eu posso entender por que Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, estava insatisfeito com as práticas médicas do século 18, como sangrias e purgas, e tentou encontrar uma alternativa melhor.

“Mas eu acho que ele estaria desapontado pelo fracasso coletivo da homeopatia, em seguir suas investigações inovativas, mas em vez disso, prosseguiram seguindo um beco-sem-saída terapêutico.”

No Reino Unido, dois hospitais do sistema nacional de saúde fornecem tratamento homeopático. No Brasil, a homeopatia é tratada como se fosse coisa séria pelo nosso Ministério da Saúde, e oferecida no Sistema Único de Saúde, prática apoiada e comemorada, pasmem, pelo Conselho Federal de Farmácia.

[Indepndent]

Postar um comentário

0 Comentários