O tema fará parte das discussões do congresso internacional de odontologia que será realizado em Curitiba no mês de agosto
Vem crescendo no Brasil o número de pacientes que procuram retratamento ortodôntico. Apesar de não existirem dados estatísticos oficiais e poucos trabalhos científicos sobre esse tema, os relatos de situações clínicas complexas em decorrência de tal problema vem crescendo nos consultórios.
A discussão desse cenário fará parte de uma palestra especial dentro da programação do 2º ILAPEO International Dental Meeting (IIDM) que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto em Curitiba (PR). O congresso é promovido pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico.
Uma das grandes preocupações quando se fala em retratamento ortodôntico é a formação do profissional. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - Seção Piauí, Alexandre Simplício, entidades de classe vem identificando que existem muitos profissionais atuando sem a devida especialização.
Aliado a isso, há uma grande oferta de cursos de pós-graduação com carga horária insuficiente e treinamento inadequado. “Como consequência, cresceu o número de denúncias de pacientes contra profissionais por conta de tratamento ortodôntico inadequado, recidivas e reparação de danos”, afirma Simplício.
Programação
Durante os dois dias do 2º ILAPEO International Dental Meeting os participantes contarão com uma programação científica diferenciada.
Serão oito conferências com temas que abordarão os principais aspectos da Ortodontia e um simpósio sobre o tratamento da Classe II.
Haverá ainda a apresentação de painéis científicos e uma feira comercial profissional.
O IIDM será realizado na sede própria do ILAPEO, na rua Jacarezinho, 656, bairro Mercês. A programação completa do congresso está disponível no www.ilapeo.com.br/iidm.
ILAPEO
O ILAPEO foi fundado em 2004 com a proposta de ser um centro de educação continuada para os profissionais da odontologia, bem como, uma referência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Atualmente o instituto oferece 40 cursos: especializações em Implantodontia, Prótese Dental, Ortodontia e Dentística; credenciamento, extensão, aperfeiçoamento e intensivo de diversas especialidades e, um programa de mestrado profissional nas áreas de concentração em Implantodontia e em Ortodontia.
Ao longo deste período de atividades o ILAPEO já formou cerca de 10 mil alunos do Brasil e exterior. Já o número de atendimentos à comunidade atinge uma média de duas mil pessoas por mês.
0 Comentários