ESQUILO-VERMELHO ESTÁ DE REGRESSO EM PORTUGAL APÓS EXTINÇÃO À MAIS DE 100 ANOS

O esquilo-vermelho, que esteve desaparecido de Portugal durante centenas de anos, está de regresso e já existem registos da sua presença no norte e centro do país, de acordo com uma bióloga da Universidade de Aveiro (UA).

Esquilo vermelho

Este expandiu-se da Galiza, em Espanha, para o norte de Portugal nos anos 80, onde teve uma rápida expansão, e em 2000 já se encontrava distribuído por todo o norte do país até ao rio Douro.

"Actualmente, já existem registos até quase ao Rio Tejo, mas não se sabe exatamente até onde é que esta espécie ocorre", diz a bióloga Rita Gomes Rocha. A bióloga da UA, que está a estudar a expansão daquela espécie no país, lança um apelo para que sejam comunicados os avistamentos de animais e de vestígios da sua presença: "se vir um esquilo não deixe de nos dizer onde o encontrou".

O projecto, denominado "Esquilo Vermelho em Portugal", tem como objetivo "perceber a expansão do esquilo vermelho no território nacional, quais os fatores que influenciam essa expansão e os seus padrões de comportamento", explica Rita Gomes Rocha.

A bióloga descreve o esquilo como "um simpático roedor com uma cauda bastante felpuda e que pode ser avistado nas florestas portuguesas, principalmente na copa das árvores. Apesar do seu nome esquilo vermelho, a coloração varia bastante, desde acastanhada a totalmente preta".

JORNAL DE NOTÍCIAS - PORTUGAL

GAZETA SANTA CÂNDIDA, 
JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários