PEDIDOS DE DEUS, ANSEIOS DA HUMANIDADE

O ser humano cresce, se realiza e é feliz quando segue orientações do Mestre. Pediu uma única coisa: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Os dois principais anseios da humanidade são paz e justiça. Diariamente, é fundamental consultar a alma, ouvir o coração, conversar com a razão sobre as demandas do Criador de tudo e de todos, as doutrinas, os valores perenes, as diretrizes cristãs e os caminhos para chegar até o céu. Às vezes, esquece-se que Jesus é o único amigo inseparável e está sempre disponível a ajudar quem precisa.

Amar associa trabalho, educação, oração, amizade, ética,  planejamento familiar, lazer, recreação, estilo de vida, respeito, cuidados com a saúde, preservação da natureza e meio ambiente, lealdade, caridade. Mais ainda: amar é não desperdiçar tempo e bens, não fazer sofrer, administrar competentemente o dinheiro e coisas públicas. Quem não dá bom exemplo e não educa filhos, alunos e cidadãos, não ama a Deus e muito menos o semelhante. Em suma, amar é crescer e fazer crescer em todas as dimensões, um tesouro que não se compra, nem se força, muito menos se exige ou se vende. 


Quem concentra anseios no poder, fama, projeção e riqueza material está na contramão do bem, do belo, do útil, do produtivo e da transcendência. 


Para compreender em profundidade o que é vital e o que é supérfluo, uma alternativa importante é fertilizar e abastecer a mente por meio da leitura de boas obras. Entre centenas, sugiro três livros completos para ser melhor como gente: 1) BÍBLICA – O ATLAS DA BÍBLIA – Uma viagem histórica e social pelas Terras Bíblicas. Consultor chefe: Barry J.Beitzel. Barueri-SP. Girassol, 2009. 576 páginas. 


2) CIÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA, duas lições a aprender. Clemente Ivo Juliatto. Curitiba-PR, Champagnat Editora, 2012. 304 páginas. 3) FAÇA A DIFERENÇA. Gustavo G. Boog. São Paulo-SP. Editora Infinito, 2000.216 páginas.



Também considero oportuno nominar duas pessoas que merecem aplausos, por se diferenciarem e doarem suas vidas para o bem comum, por meio de obras, atos, ações, coragem, fé, testemunhos e integridade. São elas: 1) Irmã Lourdes Margarida Thomé, recém festejou aniversário, nascida em 13 de março de 1934, farmacêutica e bioquímica, religiosa das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, diretora superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. 2) Radialista e comunicador Vicente Mickosz, a completar 85 anos no próximo 1.º de maio (1.º/5/1928), há 60 anos dirigindo e trabalhando ininterruptamente em emissoras de rádio e 40 anos em televisão, ex-chefe de Gabinete da PUCPR, palestrante e mestre de cerimônias.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários