Após receberem as orientações, os brigadistas simularam uma situação de abandono do prédio em uma situação de risco. Com a ação, quase 2 mil escolas da rede pública estadual possuem brigadistas capacitados com planos de abandono.
“Estamos formando a cultura da prevenção e os brigadistas são os disseminadores das informações dentro das suas escolas”, explicou o capitão da Defesa Civil, Emidio Angelotti.
Uma das participantes do treinamento foi a diretora do Colégio Estadual Lucy Requião, Edimara Aguirre Zanocin. O colégio atende 106 alunos de educação especial. “É muito importante que os funcionários estejam preparados para agir corretamente em qualquer situação de risco”, disse Edimara.
Brigada Escolar: O Programa Brigada Escolar é promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.
Todas as escolas da rede estadual estão recebendo adequação nas edificações de acordo com as normas de prevenção contra incêndio. Além disso, as escolas vão receber, a partir de junho, equipamentos de placa de sinalização, luzes de emergência e extintores tipo ABC, que apaga todo tipo de incêndio e tem durabilidade de cinco anos.
“É fundamental essa capacitação para sabermos como agir em uma situação de emergência que exige um preparo. Essa capacitação nos dá uma segurança e também passa segurança aos alunos”, disse a pedagoga do Colégio Estadual Júlia Wanderley, Marjori Marucco.
Interior: Na semana passada, representantes das escolas estaduais dos municípios de Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Pranchita e Bom Jesus do Sul também participaram do curso de formação de gestores do Brigada Escolar. As aulas teóricas foram na Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Sudoeste e a prática no Colégio Estadual Antonio Schiebel. Com a conclusão do curso para gestores locais, o próximo passo será a capacitação dos brigadistas que deverão montar as brigadas nas suas escolas.
As escolas dos municípios de Capanema, Planalto, Pérola do Oeste e Bela Vista da Caroba e as escolas de educação especial – APAES, que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, receberão a capacitação em maio.
0 Comentários