Autoeuropa e Mitsubishi admitem recorrer a portos em Espanha


Caso a greve se mantenha, as fábricas de automóveis vão activar planos de contingência que passam pela utilização de portos espanhóis. 

As greves dos trabalhadores portuários, pilotos da barra e trabalhadores das administrações portuárias, estão a ter impacto directo nas fábricas portuguesas de automóvel. A Volkswagen Autoeuropa e Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) admitem desviar a exportação, que é o grosso das respectivas produções, para portos em Espanha.

O fim da greve do porto de Setúbal está previsto para 31 de Outubro mas a Autoeuropa já tem um plano de contingência pronto para avançar. "Iniciou-se um estudo sobre ajustamentos ao conceito logístico, o qual prevê o recurso a um porto estrangeiro, nomeadamente a Vigo ou Santander", assume fonte oficial da maior fábrica portuguesa de automóveis ao Diário Económico.

Uma medida que também está a ser equacionada pela administração da MFTE, no Tramagal.
Toda a logística da fábrica de Palmela está a ser afectada pelas greves, uma vez que "a empresa é essencialmente exportadora e depende do Porto de Setúbal para o escoamento de cerca de 80% dos carros produzidos". Entre Janeiro e Agosto, a VW Autoeuropa produziu 79.162 carros, sendo que 78.740 unidades se destinaram à exportação.
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