ICI ESTÁ PREJUDICANDO USUÁRIOS DOS POSTOS DE SAÚDE DE CURITIBA

INSTITUTO REAGE BRASIL ENTRARÁ COM DENÚNCIA NO MP
Desde janeiro deste ano, usuários dos Postos de Saúde de Curitiba e Unidades 24 horas vem enfrentando transtornos de uma suposta modificação no sistema de informática que regula o controle das consultas, inclusive as especializadas e o acesso dos prontuários dos pacientes pelos médicos. Marina Maciel, 71, usuária da Unidade de Saúde Orleans, transplantada renal, com complicações na área vascular, marcou uma consulta especializada (pneumologia) em janeiro. Em meados de fevereiro recebeu uma ligação para que comparecesse ao Posto de Saúde para dar andamento à consulta. Ao chegar lá, para surpresa sua, foi informada de que a consulta havia sido cancelada “por telefone”, segundo informações prestadas pela servidora do posto, devido a problemas com a implantação do novo sistema de informática. Segundo usuários, um cartaz colocado nas Unidades de Saúde da cidade “explica” que esta havendo uma reformulação do sistema de informática. Na prática, há dois meses, os usuários do Sistema Único de Saúde, além de sofrerem com as dificuldades normais nos prazos de agendamento das consultas, que podem, conforme o especialista, demorar até mais de um ano, também deparam com a situação dramática de terem suas consultas “canceladas” porque o tal novo sistema de informática ainda não está implantado.Também o atendimento fica prejudicado, podendo acarretar, inclusive, sérios problemas de saúde aos usuários, pois os médico não tem acesso às informações do histórico dos pacientes.

Contrato renovado e investigação do Ministério Público – O Instituto Curitiba de Informática (ICI), alvo de inúmeros pedidos de informações (que não foram respondidos) de vereadores (as) de Curitiba, teve recentemente seu contrato com a prefeitura renovado até 2016, no valor de R$ 600 milhões. O Ministério Público investiga se o ICI não é um mero repassador de verbas para três empresas (Minauro Informática, Consult Informática e Perform Informática) situadas no mesmo endereço em Curitiba. Instalada no município desde 1999, não existe razão plausível para que uma empresa que recebe verbas milionárias durante décadas, não esteja preparada para instalar rapidamente um mero sistema de informática que gerencie consultas, acarretando até mesmo risco de morte aos usuários do sistema. A demora no atendimento de uma consulta pode significar o agravamento de problemas de saúde que podem até levar a óbito.
Denúncia ao Ministério Público – O Instituto Reage Brasil, através de sua presidente, a advogada Dra. Clair da Flora Martins, irá apresentar uma denúncia ao Ministério Público para que se investigue o número de consultas canceladas, averigue-se as conseqüências e responsabilize-se o ICI e o Município, pelo agravamento do estado de saúde dos pacientes em virtude da demora da implantação do sistema “É uma enorme falta de responsabilidade tanto do Poder Público que delegou a função e não fiscalizou, como da empresa terceirizada, que não está preparada para atender uma demanda importante como esta, dentro de um prazo mínimo”, explica Dra. Clair. Segundo a presidente do Instituto, a mudança no sistema de informática não poderia de forma alguma prejudicar os usuários que já são penalizados pela demora usual do SUS.
Por;Drª Clara Flora Martins
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

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