Rabo-de-cavalo pode ser explicado pela ciência

Um grupo de investigadores britânicos elaborou uma equação matemática que prevê a forma do rabo-de-cavalo. Apesar de aparentemente inútil, este trabalho ajuda os cientistas a compreenderem melhor o comportamento de materiais naturais, como a lã e o pêlo.
                                                                             foto José Carlos Carvalho/Arquivo
O estudo, que, de acordo com a BBC, foi publicado pela "Physical Review Letters", considera aspectos como a espessura dos cabelos, o efeito da gravidade e a presença de curvaturas aleatórias ou caracóis.

"Trata-se de uma equação extremamente simples", explicou Raymond Goldstein, professor de Sistemas Físicos Complexos na Universidade de Cambridge. Esta descoberta, explicou o investigador, mostra como os físicos podem "resolver um problema que intrigou cientistas e artistas desde que Leonardo da Vinci se apercebeu da fluidez da ondulação do cabelo nos seus cadernos de notas há 500 anos".

O trabalho agora divulgado foi desenvolvido também pelos professores Robin Ball, da Universaidade de Warwick, e Patrick Warren, do Centro de Desenvolvimento e Investigação da Unilever.

A Equação da Forma do Rabo-de-Cavalo representa a primeira investigação da distribuição dos cabelos num rabo-de-cavalo e permite compreender como o conjunto se comporta face à pressão resultante da colisão entre os cabelos que o compõem.

    GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários