“Comunicar é a melhor forma de ter lugar na mente dos clientes”

Comunicar é a melhor forma de manter um lugar na mente dos ‘stakeholders’, diz Braz Frade.

Para uma empresa, conhecer a sua reputação permite comparar-se com as suas pares e identificar onde actuar para melhorar o desempenho.

Para que serve o MyBrand Reputation Index 2011?

É importante em duas vertentes. É uma forma de divulgar e promover o tema da reputação das empresas junto da sociedade e da comunidade empresarial em particular. A reputação e vários conceitos que lhe estão associados, como a transparência, a responsabilidade social, as boas praticas, etc... são cada vez mais relevantes nas escolhas e preferências dos consumidores, nas avaliações dos analistas financeiros, na relação com as autoridades reguladoras e fiscais, na captação de talento. Por outro lado, para as empresas que foram analisadas é um diagnóstico da sua reputação junto do público em geral que permite uma comparação com um grande número de empresas, e permite-lhes sobretudo identificar em que atributos devem actuar para melhorar o desempenho.

Comunicar é, cada vez mais, sinónimo de existir no mercado?

Entendo que sim, que é preciso comunicar para existir. Vivemos um tempo em que isto é particularmente verdadeiro. Na sociedade da informação comunicar é vital. Mas continuam a co-existir diversas formas de comunicar. Uma empresa comunica pelo simples facto de existir ao vender produtos e serviços. Empresas como a Google que têm notoriedade mundial, comunicam recorrendo quase exclusivamente aos produtos e serviços que disponibilizam. A Zara comunica sobretudo através das lojas, bem localizadas e bem organizadas. Outras recorrem à comunicação de massas, através dos novos e "velhos" media. Contudo, para a maior parte das empresas, comunicar é sem dúvida a melhor forma para obter e manter um lugar na mente dos ‘stakeholders'. Em particular na mente de clientes e consumidores.

A fraca reputação de uma empresa é, na maioria das vezes, resultado de má comunicação?

Não podemos dizer que a maioria dos casos de má reputação resulte de problemas de comunicação. Isso seria como matar o mensageiro porque traz más notícias. Por exemplo, más práticas éticas, danos sociais ou problemas financeiros, penalizam a reputação e são divulgados pelos media. Bons produtos e serviços ajudam tremendamente a uma boa reputação. Mas é evidente que a reputação é uma percepção ou um conjunto de percepções e isso tem sempre uma componente que pode ser influenciada, tratada ou respondida pela comunicação
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