OBSERVATÓRIO DA DESPESA PÚBLICA PARTICIPOU DE SEMINÁRIO SOBRE COMPRAS

Integrantes do Observatório da Despesa Pública (ODP.Paraná), da Controladoria Geral do Estado, participaram esta semana (de 7 a 9), em Brasília, do I Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras do ODP nos Estados. 

O encontro contou com a participação de representantes de dez estados e um município, onde foram discutidos os resultados das análises de compras estaduais feitas pelas unidades ODP.estadual do Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O evento foi promovido pela Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE). 

O secretário-executivo da CGU, Wagner Rosário, destacou na abertura do evento a importância do trabalho feito pela rede ODP. “É uma iniciativa que une Estado, Município e União. Essas camadas têm que ser constantemente fortalecidas, pois o combate à corrupção só tem êxito se feito mediante um sistema”, afirmou. 

O gerente de projetos da DIE, Luciano Altoé, abordou a necessidade da troca de experiências no âmbito do controle dos recursos públicos. Além disso, falou sobre parceria com o Banco Mundial para fortalecimento da Rede ODP; utilização da ferramenta de comunicação, skype for business; Estratégia de Implantação do Projeto ODP municipal; Desenvolvimento do Portal da Rede ODP; Expansão do ODP nos tribunais de contas; entre outros. 

O Observatório da Despesa Pública no Paraná, instituído pelo Decreto 4.334/2016, é produto do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Estado do Paraná e a União e promove o acompanhamento e controle dos gastos públicos, com utilização de ferramentas tecnológicas e recursos humanos capacitados. 

É uma unidade permanente da CGE, voltada para a aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. 

O ODP.Paraná, em 2016, firmou Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP para realização da primeira analise nas compras. A entidade fará nova parceria com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar). 

Segundo o coordenador do ODP.Paraná, Guilherme Arruda, a participação da Controladoria no evento foi providencial e irá permitir a adoção de novos critérios e novas técnicas para o desenvolvimento do monitoramento das despesas públicas do poder executivo. 

Ele destacou que o Paraná busca a excelência na execução do monitoramento por meio do Business Intelligence, em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná) se tornando referência no cenário nacional.

Postar um comentário

0 Comentários