quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SANEPAR RETIRA MAIS DE 500 TONELADAS DE RESÍDUOS DAS PRAIAS DO PARANÁ


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou nesta terça-feira (24), durante coletiva do Comando Geral da Operação Verão Paraná, os dados referentes ao primeiro mês de atividades com serviços especiais para a temporada de verão 2016-2017 no Litoral do Estado. Higienização da areia, duchas ecológicas e cadeiras anfíbias nas praias de maior movimento de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná estão à disposição de veranistas e moradores desde o dia 21 de dezembro. 

A Companhia também levou para o Litoral o ônibus EcoExpresso Sanepar, que oferece oportunidade de lazer e de educação ambiental para todas as idades. Esses serviços especiais continuam até o dia 5 de março.

NÚMEROS - Até agora, a empresa já retirou 523 toneladas de resíduos das areias, com uma média diária de 15,86 toneladas. São mais de 60 km de areias sendo higienizadas todos os dias com máquinas saneadoras. Os equipamentos peneiram a areia e retiram resíduos menores, auxiliando na eliminação de elementos patogênicos que podem causar doenças. Nesse trajeto, 96 trabalhadores também fazem a coleta manual de resíduos sólidos.

Nas tendas da Sanepar próximas ao mar, as duchas ecológicas já foram utilizadas 75 mil vezes. Os 55 chuveiros disponibilizados pela Companhia trazem conforto aos banhistas e auxiliam no uso racional da água tratada. 

As três cadeiras anfíbias, que permitem que deficientes ou pessoas com baixa mobilidade possam tomar banho de mar, foram utilizadas mais de 60 vezes e a procura tem aumentado. Esta atividade é uma parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS).

O ônibus EcoExpresso, que nos últimos dias já esteve em Guaratuba e em Pontal, foi visitado mais de 1.700 vezes. Equipado com maquetes sobre o ciclo e o percurso da água até chegar a uma residência e sobre sua destinação final, o veículo entretém adultos e crianças e é uma ótima opção de lazer.

“É muito positivo o retorno que estamos tendo a respeito de todas essas atividades”, diz o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, responsável pela Sanepar na Operação Verão Paraná 2016-2017.

Além desses serviços especiais e dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, a Sanepar permanece com obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná, com investimento superior a R$ 250 milhões de reais.

Nenhum comentário: