sexta-feira, 1 de maio de 2015

POLÍCIA DO NEPAL DIVULGA VÍDEO DO MOMENTO EM QUE A TERRA COMEÇOU A TREMER

Imagens mostram momento exato do terremoto no Nepal. Vídeo é de uma câmera de segurança de um shopping da capital Katmandu. Sismo deixou mais de 5.000 mortos e milhares de feridos



Vídeo divulgado pela polícia do Nepal mostra momento exato em que a terra começou a tremer no país e o desespero da população. Assista abaixo.


No fim de semana, o Nepal foi atingido por um terremoto de 7.8 na escala Richter que deixou ao menos 5.000 mortos e 11.000 feridos, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério do Interior.

Trata-se da pior catástrofe do gênero em 80 anos na nação. Por conta do mau tempo e da falta de capacidade das autoridades nepalesas em responder à situação, os resgates são limitados e mais óbitos são esperados para os próximos dias.

Um vídeo [assista abaixo] divulgado pela polícia do Nepal mostra o exato momento em que a terra começou a tremer no país.

As imagens, tornadas disponíveis na quarta-feira (30/04) pelo jornal online local Setopati, são das câmeras de segurança de um shopping na capital, Katmandu. É possível ver o desespero das pessoas no momento do tremor e o desabamento de um prédio em cima de um passante.

Vídeo:



Nepaleses reclamam da lentidão do governo

Em meio aos escombros, vários focos de protestos aconteceram ao redor do Nepal nesta quarta-feira (29/04) como expressão de descontentamento com a demora e a falta de gerenciamento do governo diante do caos.

Na capital, Katmandu, a polícia antidistúrbios foi acionada para conter a revolta de milhares de pessoas que tentam sair da região para procurar familiares em zonas mais remotas. Segundo aReuters, cerca de 200 pessoas protestaram em frente ao Parlamento, exigindo mais ônibus para levá-los aos seus vilarejos

Temendo tremores secundários, outro grande grupo de pessoas se reuniu em um terminal rodoviário para tentar embarcar em um dos 250 ônibus especiais prometidos pelo governo. Quando perceberam que não haveria ônibus adicionais, a população entrou em confronto com a polícia, reportou a Agence France-Presse.

Na região de Dolakha, situada na porção leste da capital, moradores furiosos quebraram janelas de um edifício administrativo local. “Mais de 200 mil pessoas estão desabrigadas. Fomos informados de que os materiais estão a caminho, mas ainda não recebemos nada”, disse Prem Lal Lamichhane, o comandante de polícia do distrito, a Al Jazeera.

A britânica BBC também divulgou um vídeo do momento em que templos centenários da cidade de Bhaktapur foram destruídos pelo terremoto no Nepal:
as informações são de Opera Mundi, Al Jazeera, AFP, BBC e Reuters

Nenhum comentário: