Fundamentais na manutenção da biodiversidade e equilíbrio climático da floresta, elas estão ameaçadas por atividades predatórias como o garimpo.

Adilson, você topa convidar mais pessoas pela proteção das árvores gigantes?


Adilson, você sabia que a maior floresta tropical do mundo abriga cerca de 390 bilhões de árvores? Dessas, mais ou menos 55 milhões são consideradas árvores gigantes, pois ultrapassam 60m de altura.

Eu sei, 55 milhões pode parecer muita coisa, mas isso significa apenas 0,001% de todas as árvores do bioma, o que faz delas uma rara exceção.

Depois de atingirem a maturidade, as árvores gigantes crescem lentamente, em média entre 1,5 e 2 centímetros por ano, levando séculos para alcançar alturas extraordinárias.

Cada árvore dessas é como um universo particular, abrigando uma rede complexa de vida. Em suas copas, troncos e cavidades existem aves, mamíferos, insetos, fungos e inúmeras espécies vegetais que encontram refúgio para sobreviverem e se multiplicarem. Um condomínio onde todo mundo se dá bem!

Esses seres ancestrais também participam da circulação de água da floresta, da manutenção da umidade e da estabilidade das condições ambientais que permitem à Amazônia continuar funcionando como um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

Segundo cientistas, a maior árvore gigante já identificada é um angelim-vermelho de 88,5m de altura e 10m de circunferência, com idade estimada entre 400 e 600 anos.

Ou seja, talvez ela esteja aqui antes mesmo do Brasil se chamar Brasil.




Árvores gigantes na mira do garimpo


Infelizmente, tem quem não pense duas vezes antes de derrubar um monumento vivo desses para benefício próprio. Algumas das gigantes mapeadas por equipes de pesquisa já sucumbiram e o garimpo é um dos vilões por trás disso.

Em novembro de 2025, uma operação do Ibama destruiu equipamentos usados para atividades de garimpo ilegal a apenas 1km da segunda árvore mais alta da Amazônia, outro angelim-vermelho de 85,5m de altura, o dobro da média das árvores da floresta.

É por isso que insistimos e lutamos tanto por uma AMAZÔNIA LIVRE DE GARIMPO.

Seguimos monitorando a floresta continuamente, mobilizando a sociedade, atuando juridicamente e conduzindo investigações para enfrentar essa atividade ilegal.

Adilson, obrigada por somar na defesa das gigantes! Em nosso nome e também pelas árvores gigantes da Amazônia.

Até a próxima,



Camila Garcêz
Greenpeace Brasil


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários