TERCEIRO PAÍS MAIS RICO DO MUNDO COM PIB DE R$ 26,4 TRILHÕES POR ANOS TEM MAIS DE 500 MIL MORADORES

                                                                                                                            Créditos: Shutterstock

A Alemanha, a maior economia da Europa, enfrenta um grave problema de habitação, com mais de 531 mil pessoas sem moradia. Os dados foram divulgados pelo governo federal e refletem a situação no início de 2024.

O número de pessoas sem teto aumentou consideravelmente, mais que dobrando em dois anos, passando de 263 mil em 2022 para a atual cifra. Essa realidade inclui não apenas os moradores de rua, mas também aqueles que estão em abrigos temporários.

Dentre os sem-teto, cerca de 439,5 mil pessoas dependem de abrigos emergenciais. Outros 60,4 mil estão na casa de amigos ou familiares, enquanto 47,3 mil vivem nas ruas ou em condições precárias. A pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia também contribuíram para o aumento desse número, com muitos refugiados ucranianos buscando abrigo na Alemanha.

                                                                                                                     Créditos: Shutterstock

Déficit de habitação social

A ministra alemã para Habitação, Klara Geywitz, destacou que a falta de moradia é um problema complexo, com múltiplas causas. O governo está investindo mais de 20 bilhões de euros em habitação social até 2028, com a meta de eliminar o déficit até 2030.

Apesar das intenções, a construção de novas moradias não atinge as metas estabelecidas. Para 2024, estima-se que foram construídas 265 mil novas unidades, bem abaixo do objetivo de 400 mil por ano.

O aumento dos preços dos aluguéis tem dificultado ainda mais a situação. Em 2024, uma organização da sociedade civil calculou que a Alemanha precisa de mais de 910 mil habitações sociais.


Fagner Santos

Jornalista graduado pela Satc (SC). Editor de variedades e apaixonado por games.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários