COMUNIDADE 60 + JÁ PODE SE MATRICULAR NA UNAPI, A UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA


                        Daniel Castellano/SECOM (arquivo)
Comunidade 60+ já pode se matricular na Unapi, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa. 

Quem tem a partir de 60 anos, mora nas imediações do Sítio Cercado e ainda não conseguiu realizar o sonho de fazer uma faculdade já pode ir considerando a possibilidade de voltar a estudar. A primeira unidade de Curitiba da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) está pronta para funcionar no Bairro Novo. As aulas acontecerão no Cras Bairro Novo, a partir de quinta-feira (06/11), das 14h às 16h. Inicialmente elas seriam dadas às terças e quintas-feiras mas, devido às necessidades de organização espacial do Cras, estão passando para segundas e quintas-feiras. O horário permanece o mesmo.

Há vagas e, para se matricular, basta comparecer ao local levando documento de identificação e comprovante de endereço. A inscrição e a frequência são grátis e não precisa comprovação de escolaridade.

A Unapi é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do município (SMDH), da Administração Regional Bairro Novo e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A metodologia é da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para materializar um dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa: o acesso à educação.

A iniciativa também atende aos pedidos de atividades para idosos registrados na consulta pública Fala Curitiba, aberta anualmente pela Prefeitura.

“Queremos que os moradores tenham um processo de envelhecimento ativo e com qualidade de vida, exercitando o pensamento crítico e a construção da cidadania a partir do conhecimento”, resume a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato.

Curitiba faz parte da rede global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, da Organização Mundial de Saúde (OMS), programa que conecta experiências para oferecer espaços mais acolhedores e favoráveis ao envelhecimento.

Calendário acadêmico

A princípio, está programada uma turma presencial com 40 vagas. Os conteúdos serão apresentados por videoaulas e também aulas presenciais, organizados em cinco eixos: Cultura e Lazer, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Consciência Ambiental e Interação Social e Participação Comunitária. De acordo com cada eixo, os alunos serão apresentados a assuntos como artes plásticas, música, valorização da pessoa idosa e mundo do trabalho, entre outros.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h, até o fim do ano seguinte. Ao todo, serão 512 horas/aula, contando a carga prevista para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser feito em grupo. Os alunos que alcançarem 75% de frequência e participarem do TCC receberão certificados de conclusão validados pela Unespar, durante cerimônia de formatura.

Para democratizar o acesso de mais idosos à Unapi, a SMDH vai estender a proposta às Regionais Cajuru e Boa Vista, também com 40 vagas iniciais em cada uma.

Serviço

Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi)
Aulas no Cras Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1691, em frente à Rua da Cidadania), Às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h. A inscrição é grátis e deve ser feita no local.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários