CURITIBA MUDA REGRAS PARA EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS NAS UPAS

Documento será fornecido apenas para pacientes internados ou em casos em que a doença justifique afastamento do trabalho, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Por g1 PR e RPC


                    Curitiba muda regras para emissão de atestado nas UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba passam a adotar novas regras para emissão de atestados médicos a partir desta segunda-feira (20).

O documento será fornecido apenas para pacientes internados ou em casos em que a doença justifique afastamento do trabalho, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em casos de consultas que não resultaram em internações, poderá ser emitido atestado referente ao período de permanência na Unidade de Saúde, conforme a SMS.

Para os demais casos, os pacientes poderão solicitar declarações de comparecimento na recepção, ao fim do atendimento.

A medida faz parte da campanha "Atestado Responsável", que pretende reduzir a pressão sobre os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o uso adequado do atestado médico.

A prefeitura afirma que o objetivo é preservar a autonomia dos médicos e evitar atendimentos motivados apenas pela busca do documento.

Segundas-feiras concentram maior procura por atestados

Segundas-feiras concentram maior procura por atestados em Curitiba 

Um levantamento da SMS mostra que a procura por atendimento nas UPAs cresce 55% às segundas-feiras em comparação com os domingos. Em média, são 3,3 mil classificações de risco aos domingos contra 5,1 mil nas segundas.

O aumento se reflete também na emissão de atestados. Entre janeiro e setembro deste ano, foram 45,4 mil documentos aos domingos e 114,3 mil nas segundas-feiras — 2,5 vezes mais.

A diferença também se reflete na emissão de atestados. Entre janeiro e setembro deste ano, 45.465 documentos foram emitidos aos domingos, enquanto 114.336 saíram nas segundas-feiras, um volume 2,5 vezes maior.

O horário de maior emissão é entre 8h e 10h da manhã, justamente no início do expediente de trabalho. Nesse intervalo, foram 224,9 mil atestados, de um total de 915,8 mil liberados em UPAs e unidades de saúde desde janeiro, segundo o levantamento.

A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários