CONFERÊNCIA DEBATE OS 20 ANOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Controle social

Conferência debate os 20 anos do Suas e a assistência social em Curitiba

Curitiba realiza nesta quinta (10/7) e sexta-feira (11/7), a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, espaço democrático de debate e construção coletiva das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade. O evento será no auditório do Bloco Azul da Universidade Positivo, das 9h às 17h, e deve reunir cerca de 420 participantes.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), a conferência terá como tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, em alusão às duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Brasil.

Participam da conferência servidores do município, trabalhadores do setor, usuários dos serviços e representantes de organizações da sociedade civil.

Grupos de trabalho

Durante os dois dias de atividades, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir cinco eixos temáticos. Os debates vão abordar a universalização do Suas e o acesso equitativo com respeito às diversidades; o aperfeiçoamento contínuo do sistema com foco na inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; e a integração entre benefícios e serviços como forma de fortalecimento da proteção social, da segurança de renda e da inclusão. E, ainda, a gestão democrática com comunicação transparente e fortalecimento da participação popular; além da sustentabilidade financeira e da equidade no cofinanciamento do Suas.

No primeiro dia de trabalhos, a conferência terá a palestra da assistente social e doutora Jussara Marques de Medeiros, que trará do tema central do evento. Ao final, os grupos apresentarão propostas que deverão ser aprovadas e depois irão compor o relatório final da conferência. Serão definidas dez propostas prioritárias para Curitiba, cinco para o Estado e três para a União.

Também serão eleitos sete delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para outubro, em Foz do Iguaçu.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários