CARLA ZAMBELLI ROMPE SILÊNCIO E FAZ UM PEDIDO À JUSTIÇA BRASILEIRA

A deputada federal foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça

Carla Zambelli rompe silêncio e faz um pedido à Justiça brasileira.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Por Marcelo Hailer

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao hacker Walter Delgatti, e que se encontra foragida na Itália, rompeu o silêncio e fez um único pedido à Justiça brasileira.

Carla Zambelli está sendo procurada pela polícia italiana, uma vez que seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol e o pedido de prisão foi aceito pela Justiça italiana. No entanto, seu paradeiro ainda é desconhecido.

Por meio de sua defesa, Zambelli quebrou o silêncio. O advogado da parlamentar alegou que ela não teve direito à defesa para salvar o mandato e afirmou que Zambelli não teve acesso ao conteúdo digital utilizado como prova para a condenação.

Diante desse cenário, a defesa de Carla Zambelli solicitou uma acareação entre a deputada e o hacker Walter Delgatti, o qual foi classificado pelo advogado como "mentiroso contumaz". O pedido foi entregue nesta quarta-feira (2) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A defesa da deputada não revelou se ou quando Carla Zambelli retornará ao Brasil, mas afirmou que a estadia dela na Itália "será longa", pois o processo deve ser demorado.
Carla Zambelli pode estar com os dias contados na Itália

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fugiu para a Itália após ser condenada a 10 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por ter invadido, juntamente com o hacker Valter Delgatti, o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e plantado um falso mandato de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Nos primeiros dias de sua fuga, Carla Zambelli deu uma série de entrevistas para canais vinculados ao ecossistema de comunicação do bolsonarismo, mas, após ter o seu nome incluído no sistema da Interpol, a deputada do PL desapareceu em território italiano.

No entanto, apesar de ter se escondido, os dias de Carla Zambelli na Itália podem estar contados. Isso porque, após a Justiça da Itália homologar o pedido de prisão emitido pela Interpol, a polícia italiana iniciou uma busca para descobrir onde Zambelli está escondida.

Em entrevista ao G1, o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou que, a partir de agora, Carla Zambelli pode ser presa a qualquer momento. Ele também revelou que as autoridades italianas, após uma denúncia, foram até um suposto esconderijo de Carla Zambelli em Roma.

"Não se sabe se ela alugou, mas não usou o apartamento. Há indícios, e os policiais vão atrás deles. A polícia italiana está numa fase de investigação para saber como ela tem circulado aqui na Itália", afirmou Mosca.

A polícia italiana também trabalha com a hipótese de que Carla Zambelli esteja escondida na região de Nápoles.

Apesar da autorização da Justiça italiana para prender a deputada bolsonarista, as autoridades italianas não podem invadir o local onde Carla Zambelli está escondida. "O que acontece é que eles monitoram a foragida, mas não se pode entrar numa casa ou mesmo num hotel", explicou o embaixador do Brasil na Itália.

Após ser presa, Carla Zambelli terá o direito de defesa na Itália e, caso o país entenda que ela foi condenada por crime comum, ela será deportada para o Brasil.

"Estamos bastante confiantes de que o governo italiano acolherá o nosso pedido de extradição, baseado também na cooperação que os países têm de excelente nível. Nós extraditamos, recentemente, dois importantes mafiosos para a Itália, Vicenzo Pasquino e Rocco Morabito. Então, existe aí um trabalho precedente muito consistente", ressaltou Renato Mosca, o embaixador do Brasil na Itália.

https://revistaforum.com.br/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários