MPPR E DEFENSORIA PÚBLICA DIVULGAM DADOS DE ATENDIMENTOS NOS BAIRROS DE CURITIBA

Cidadania


O Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades (NACC) do Ministério Público do Paraná divulga o calendário de atendimentos descentralizados que serão realizados em abril, maio e junho nos bairros da capital. Neste ano, a ação ocorrerá no Bairro Novo, no Cajuru e no Portão-Fazendinha e será conduzida em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Paraná. A parceria entre as instituições visa ampliar ainda mais o acesso à Justiça pela população, especialmente os segmentos mais vulneráveis.

Áudio do promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori

Ao transferir o atendimento ao público – que é realizado rotineiramente nas sedes das instituições – para locais distantes dos grandes centros, especialmente como as Ruas da Cidadania nos bairros da capital, o Ministério Público do Paraná e a Defensoria Pública buscam facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do sistema de Justiça. Nas datas previamente agendadas, as equipes das duas instituições atuarão prestando orientações jurídicas, fornecendo informações para o encaminhamento de resolução de conflitos e esclarecendo sobre processos e temas que sejam de interesse coletivo. Eventuais dificuldades de acesso aos serviços públicos de saúde ou educação (vagas em creches, atendimento em UPAs e UBSs), problemas urbanísticos (iluminação pública, saneamento básico e coleta de lixo), reconhecimento de paternidade e questões relacionadas ao direito de família estão entre as principais bases recebidas pelas equipes nessas dificuldades.

Os atendimentos descentralizados também permitem uma melhor compreensão das demandas locais pelas instituições públicas, possibilitando a criação de estratégias que sejam mais eficientes para o enfrentamento de problemas sociais e a promoção e a garantia dos direitos fundamentais previstos na legislação.

A recomendação é que os detalhes do serviço levem documentos pessoais e demais informações sobre o assunto a ser tratado.

Atendimento permanente – Além do serviço descentralizado, o NACC mantém atendimento permanente à população na sede do MPPR (Edifício Caetano Munhoz da Rocha, Rua Deputado Mário de Barros, 1.290 – Térreo) e pelos telefones (41) 3250-4883 e (41) 3250-4963 ou pelo e-mail curitiba.comunidades@mppr.mp.br .

Confira as datas, locais e horários dos atendimentos descentralizados:

ABRIL

Bairro Novo
Data: 14/04/2025
Horário: das 18h às 19h30
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700)

Cajuru
Data: 16/04/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 215)

Portão-Fazendinha
Data: 29/04/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Portão-Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)

MAIO

Bairro Novo
Data: 12/05/2025
Horário: das 18h às 19h30
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700)

Cajuru
Data: 14/05/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 215)

Portão-Fazendinha
Data: 26/05/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Portão-Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)

JUNHO

Bairro Novo
Data: 09/06/2025
Horário: das 18h às 19h30
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700)

Cajuru
data: 11/06/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 215)

Portão-Fazendinha
Data: 23/06/2025
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Rua da Cidadania Portão-Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264


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