A NOITE DOS JORNALISTAS, POR ADHEBAL FORTES DE SÁ JR.


Deu para lotar o espaço do autordas Livrarias Curitiba no Park Shopping Barigüi. Festejamos a data e​ a chegada do livro Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de​ Curitiba à rede das Livrarias Curitiba.

Não é pouca coisa, considerando a realidade do mercado. Primeiro,​ as grandes livrarias, apesar do nome, não oferecem exclusivamente​ livros. O espaço é dividido em três áreas: livros, papelaria e​ brinquedos.

Segundo, na área dedicada à venda de livros, seis em cada dez,​ são livros de colorir impressos na China. Em seguida vêm bíblia​ (12 milhões de bíblias evangélicas em 2024), títulos religiosos e d​ autoajuda.

Depois os livros de ficção – blockbusters de Stephen King, Nora​ Roberts, Agatha Chrystie, Barbara Cartland, J.K. Rowling, Harold Robbins, Sidney Sheldon,George Simenon, Eiichiro Oda, traduzidos​ do inglês, do francês (Simenon) e do japonês, no caso de Oda.

Restam 2% de espaço para a literatura brasileira e menos ainda​ para o que é produzido no Paraná. Por isso, fogos e drinques para​ a venda do Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba​ nas livrarias.

Nicodemo está vendendo bem, provavelmente por ocupar o lado de​ lá da gangorra. Enquanto as bíblias e os livros de autoajuda​ espalham a fé, Nicodemo dissemina a dúvida.

No Brasil de hoje duvidar é tão importante quanto acreditar.* (Fonte: Pesquisa realizada pela Nielsen Book​Data, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).​ Nicodemo está disponível, a partir de quarta-feira (16/4), nas unidades das Livrarias Curitiba do Shopping Paladium, Curitiba e​ Barigüi.




NICODEMO

O livro Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba traz os melhores momentos de setenta anos de jornais da capital. É também um registro da vida de repórteres, fotógrafos e editores da imprensa curitibana, com relatos pessoais e pesquisa documental feita, durante quatro anos, em arquivos públicos, cartórios e na Junta Comercial por uma equipe de pesquisadores.

O livro examina ainda os novos modelos de negócio da comunicação, os jornais locais financiados principalmente por assinantes e doadores, além da arrecadação de eventos especiais. Discute também o apoio de gigantes da bigtech como Google e Facebook, bem como fundos públicos.


Com  Assessoria  NICODEMO

GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM  O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários