NOVEMBRO AZUL: TÉCNICA AVANÇADA ELEVA PADRÃO DE DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Foto: Jensen Studio

O Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde masculina, destaca a importância da prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca. Neste ano, o tema promovido pelo Ministério da Saúde, "Saúde Sexual e Reprodutiva", reforça a necessidade do cuidado integral à saúde do homem.

Entre os principais fatores de risco estão a idade (segundo dados do Inca, de cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos), histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade. Com alta incidência, o câncer de próstata exige atenção especial, principalmente para homens acima de 50 anos.

Nem sempre apresenta sintomas. No entanto, alguns sinais como dificuldade ou demora para urinar (além da diminuição do jato) e sangue na urina podem ser indicativos da doença. Mesmo sem apresentar estes sinais, é recomendável a realização de exames específicos para investigar a ocorrência ou não de câncer.

Em relação à prevenção, algumas práticas saudáveis podem diminuir a incidência do câncer, além de outras doenças. Entre elas estão: praticar atividade física regularmente, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e manter o peso corporal adequado. Estes hábitos, somados a consultas regulares ao urologista podem reduzir riscos e garantir diagnósticos precoces, salvando vidas.

Exames diagnósticos

A partir dos 50 anos, a população masculina deve realizar exames frequentes para acompanhar a saúde da próstata. Entre eles estão inicialmente o toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). E quando há alteração em um desses exames o método indicado é a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, que pode detectar ou afastar a presença de câncer clinicamente significativo. Nos casos em que haja dúvida diagnóstica ou para confirmar a presença de câncer, uma inovação vem transformando a abordagem: a biópsia transperineal de Próstata com Fusão de Imagens 3D.

Dr. João Bacarin, médico radiologista da Quanta Diagnóstico por Imagem — clínica que completa 20 anos, reconhecida como primeiro serviço em Curitiba em Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Medicina Nuclear certificado pela ONA, Organização Nacional de Acreditação — explica que o novo método é minimamente invasivo, mais seguro e eficaz. "A biópsia transperineal diminui a quase zero os níveis de infecção e permite acessar áreas da próstata que o método tradicional, conhecido como transretal não alcança, aumentando a assertividade do diagnóstico", destaca.

Utilizando tecnologia de ponta, a técnica combina ultrassonografia e ressonância magnética, criando imagens tridimensionais em tempo real. Isso permite uma precisão maior na remoção de fragmentos representativos de toda a superfície da próstata e da lesão suspeita, utilizando uma agulha de biópsia introduzida pela região do períneo do paciente e guiada por imagens tridimensionais

Além da maior precisão no diagnóstico, a técnica proporciona recuperação rápida para o paciente, além de minimizar os riscos de infecção, uma vez que o procedimento é realizado na região do períneo, diferente do método tradicional, conhecido como transretal, que é realizado pelo reto e pode causar complicações infecciosas, pois a agulha da biópsia pode levar bactérias da região retal para a próstata e causar uma infecção. A adoção da nova prática em serviços especializados como a Quanta representa um avanço significativo. "A tendência é que a biópsia transperineal se torne padrão no Brasil em médio e longo prazo, acompanhando o que já ocorre em diversos países", afirma Dr. Bacarin.

Tanto a biópsia transperineal quanto a ressonância magnética multiparamétrica da próstata estão disponíveis na Quanta Diagnóstico por Imagem, que não somente conta com equipamentos de última geração, específicos, mas também com um corpo clínico especializado para realizar este e outros tipos de exames. “Além de disponibilizar a biópsia transperineal, os equipamentos adquiridos no último ano realizam todos os exames de ultrassonografia que já são feitos na clínica, em áreas como urologia, ginecologia, cardiologia, entre tantas outras. Esta aquisição ampliou a capacidade de atendimento aos pacientes e diminuiu a espera para exames”, relata Dr. João Vicente Vítola, médico cardiologista fundador da Quanta.

Sobre a Quanta Diagnóstico Por Imagem

Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico por Imagem chega aos 20 anos com o compromisso de oferecer tecnologia de ponta e médicos altamente especializados – garantindo laudos de extrema precisão e confiabilidade. A clínica, reconhecida como referência em diagnóstico por imagem e também na comunidade científica no Brasil e no exterior, disponibiliza todos os serviços de exame de imagem aos seus pacientes, desde os mais complexos aos habituais, nas áreas de ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia e medicina nuclear. Sua sede está localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1000, no Alto da XV, em Curitiba (PR). Realiza agendamentos pelo telefone e WhatsApp através do mesmo número: +55 41 3362-9778.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários