INTELLIGENT COMMUNITY FORUM ELEGE CURITIBA COMO COMUNIDADE MAIS INTELIGENTE DO MUNDO

Greca e demais finalistas do prêmio das 7 comunidades mais inteligentes do mundo (Foto: Divulgação)

Curitiba conquistou na última segunda-feira (04/11), em Barcelona (Espanha), o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024. A premiação é realizada anualmente pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta que têm comprometimento em usar a inovação e as tecnologias digitais para melhorar a vida da população.

O prefeito Rafael Graca comemora: “Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São três reconhecimentos mundiais que, ao lado dos quatro prêmios globais por nossa educação, governança democrática, planejamento urbano e segurança alimentar, comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas.”

Com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, Curitiba se torna também a cidade mais premiada internacionalmente em menos de um ano. Desde o ano passado, a capital recebeu sete reconhecimentos globais por iniciativas inovadoras de inteligência, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação.

O diretor-presidente do ICI Alexandre Gedanken parabeniza a cidade por mais essa conquista, ressaltando o compromisso da cidade com a inovação, sustentabilidade e o bem-estar dos seus cidadãos. “Temos orgulho em fazer parte dessa trajetória junto ao município. Ao conquistar esse prêmio, Curitiba reafirma seu papel de liderança global entre as cidades inteligentes”, afirma.

Com mais este reconhecimento internacional, o município realizou o feito raro de, em menos de um ano, ser eleita pelas principais premiações de três continentes: América, Ásia e Europa. Assim, conquista uma espécie de “tríplice coroa” em reconhecimentos internacionais por suas ações de cidade e comunidade inteligente.

Curitiba vem sendo reconhecida pelo ICF como uma das comunidades mais inteligentes do mundo desde 2019. Este ano, concorreu ao 1º lugar com outras seis finalistas: Assaí (Paraná, Brasil) Coral Gables (Flórida, EUA); Durham e região (Ontario, Canadá); Fredericton (New Brunswick, Canadá); Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).

Segundo o ICF, a lição da capital paranaense para o mundo é que o planejamento urbano funciona. A cidade se destaca por se dedicar, nos últimos 40 anos, a planejar para onde e como crescer, investindo em infraestrutura, cuidados com o meio ambiente e atenção à qualidade de vida dos cidadãos.

O município coleciona vanguardismos que até hoje são referência. Dentre eles destacam-se as soluções de mobilidade urbana, sustentabilidade e tecnologia da informação, como os aplicativos Saúde Já e Curitiba App. Mais recentemente, as novas tecnologias digitais vêm sendo incluídas nas políticas públicas para que a cidade se mantenha na vanguarda internacional e siga pensando no futuro de sua população.

Sobre a premiação

A premiação da Comunidade Mais Inteligente do Mundo é realizada anualmente pelo ICF para reconhecer os esforços de cidades, estados e regiões do planeta em ações de governança para a prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural e comprometidas com o uso da inovação e das novas tecnologias digitais para melhorar a vida de sua população.

O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários