CÂMARA VOTA CIDADANIA HONORÁRIA DE CURITIBA A BRUCE DICKINSON

Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques

Cidadania Honorária de Curitiba a Bruce Dickinson será votada pelos vereadores na manhã desta terça-feira (16).

Bruce Dickinson pode desembarcar em Curitiba, para show no dia 24, com a Cidadania Honorária já aprovada. (Foto: Divulgação)

Em projeto solo, Bruce Dickinson , desembarca na capital paranaense para show no dia 24 de abril . E, se depender de um projeto em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na próxima semana, o vocalista do Iron Maiden poderá receber o título de Cidadania Honorária da cidade .


De autoria dos vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP), o projeto de decreto legislativo será votado no primeiro turno na manhã desta terça-feira (16). Caso a proposta seja aprovada, retorna à pauta do plenário, na sessão da próxima quarta (17), para a análise em segundo turno. A Cidadania Honorária é a principal honraria que a Câmara concede a pessoas nascidas fora de Curitiba .

Os autores defendem que o vínculo entre o músico inglês e Curitiba deve-se à cerveja artesanal. O projeto justifica que, “além de rockstar, piloto, historiador, esgrimista e roteirista, Bruce é também cervejeiro, e desta paixão pela arte do paladar vem seu principal vínculo com Curitiba: a parceria com a cervejaria premiada Bodebrown como marca oficial do Iron Maiden ”.

A proposição acrescenta que a parceria com a Bodebrown foi a primeira cervejaria oficial da banda de heavy metal fora da Inglaterra (115.00005.2024 ). A lei municipal 15.063/2017 autoriza Curitiba como Capital da Cerveja Artesanal. Além disso, tramita na Câmara Municipal o projeto para declarar Curitiba como a cidade mais rock and roll do Brasil e para criar o Dia do Rock (respectivamente, 005.00201.2023 e 005.00161.2023 ).
Operação imobiliária e outros projetos em pauta

Além da Cidadania Honorária ao rockstar Bruce Dickinson, quatro projetos de lei entram na pauta do plenário, na sessão da próxima terça, para a votação no primeiro turno. Uma delas, de autoria do Executivo, pede a autorização dos vereadores para que a Prefeitura possa leiloar dois terrenos localizados no bairro Uberaba ( 005.00018.2023 ).


As áreas dos lotes públicos somam 1.757,59 m² . Conforme os laudos da Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI) da Prefeitura, foi atribuído o valor de R$ 254 mil ao primeiro imóvel, que possui 308,92 m² , forma triangular e é lateral à rua Francisco Konfidera. O segundo, alinhado à rua Alberto Pasqualini, com área de 1.448,67 m², de formato irregular e sem benfeitorias, foi avaliado em R$ 916 mil .


O cidadão Roni Santana protocolou em 2014 uma manifestação de interesse na compra. Durante o trâmite do processo, as secretarias e órgãos municipais descartaram a implantação de equipamentos públicos no local. Devido às características dos lotes, não é possível realizar a venda direta, sendo necessária a concorrência pública.

Concluem a ordem do dia, na próxima terça, a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Fundação Athletico Paranaense (Funcap), título necessário para as organizações sem fins lucrativos firmarem parcerias e receberem recursos públicos ( 014.00059.2023 ); e a denominação de um Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Alto como Maria Antonia Moscalewski Schuartz ( 008.00001.2024 ). Os projetos são, respectivamente, dos vereadores João da 5 Irmãos (MDB) e Leônidas Dias (Pode).

Na segunda-feira (15), a ordem do dia traz a redação final da Cidadania Honorária de Curitiba à empresária Thaty Gimenez (115.00015.2023), proposta do Jornalista Márcio Barros (PSD), e o segundo turno da Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Leo Perussolo ( 014.00063.2023 ). Confira as encomendas do dia de segunda , de terça e de quarta-feira .

Além disso, os vereadores discutem as sugestões e demais proposições da segunda parte da ordem do dia , como a criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância ( 411.00001.2024 ). As sessões plenárias começam às 9h e são transmitidas ao vivo pelo YouTube da Câmara de Curitiba .

Câmara Municipal de Curitiba






GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários