CURITIBA: EQUIPES DA PREFEITURA TRABALHAM PARA AMENIZAR ESTRAGOS CAUSADOS PELA CHUVA



As chuvas acompanhadas de fortes rajadas de ventos, que chegaram a 78,8 km/h, causaram 14 quedas de galhos e árvores em 13 bairros de Curitiba na noite desta segunda-feira (4/9). Equipes da gerência de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e das Administrações Regionais da Prefeitura trabalham na manhã desta terça-feira (5/9) para fazer os atendimentos emergenciais e amenizar os estragos provocados pela chuva.

Os bairros mais atingidos foram Abranches, Santa Cândida, Lindóia, Mossunguê, Bacacheri, São Braz, Campina do Siqueira, Boa Vista, São Lourenço, Jardim das Américas, Jardim Social, Mercês e Batel.

O maior volume pluviométrico foi registrado pela Estação Meteorológica da Defesa Civil de Curitiba, na região do Boa Vista, com 22 milímetros. Para esta terça-feira (5/9) a previsão é que os ventos fortes continuem e a velocidade pode atingir 68,8 km/h, segundo o Simepar.

Na Central de Operações da Guarda Municipal de Curitiba, foram registrados dois pedidos de lonas para os bairros Bacacheri e Guaíra. Não há registros de vítimas, nem desalojados ou desabrigados. As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam ocorrer. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil continua em constante monitoramento.

Curitiba contra as Cheias

Para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.

Durante a gestão Rafael Greca, desde 2017, foram concluídas 24 obras que minimizam a incidência de alagamentos causados por eventos pluviométricos de maior intensidade. Destas, 17 obras foram iniciadas e concluídas em menos de um ano.

Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento. O investimento total é de R$ 258.755.363,89.

Além de um investimento estimado de R$ 170.000.000,00 em serviços, que incluem mais de 11.600 ações, entre elas estão 40.946 metros de execução de galerias de águas pluviais e 363.455 metros de limpeza e desassoreamento de rios e córregos da cidade.

Para reduzir os impactos das fortes chuvas são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Um conjunto de ações para minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população.

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site (www.central156.org.br) ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também conforme a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários