AS REDES SOCIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO ESTÃO RUINDO: . . .

. . .  ENTENDA A CAUSA DA CATASTRÓFICA TAXA DE ENGAJAMENTO DO TWITTER, MESMO COM 2 MILHÕES DE SEGUIDORES NO PERFIL

por Sociedade Militar

O Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro, apesar de sua atuação intensiva nas redes sociais, apresenta indicadores de desempenho que suscitam reflexões. Mesmo com uma média de quatro publicações diárias no Twitter, a atuação da conta da força tem demonstrado declínio. Surpreendentemente, tendo uma base de mais de 2 milhões de seguidores, a taxa de engajamento do @exercitooficial assemelha-se à de contas de menor expressão.


Uma análise meticulosa, empregando ferramentas de inteligência artificial de alta qualidade e plugins especializados, foi realizada pela equipe da Revista Sociedade Militar. Utilizando-se do cálculo tradicional para taxa de engajamento e selecionando aleatoriamente cinco tweets de cada mês em estudo, bem como suas respectivas curtidas e retweets, foi possível avaliar a interatividade dos seguidores com o conteúdo divulgado pelo Exército Brasileiro.

É digno de nota que o Exército tem mantido uma média de quatro postagens diárias no Twitter, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pelo Comandante do Exército no início de sua gestão. Estas diretrizes enfatizam a necessidade de os militares permanecerem adstritos aos preceitos constitucionais e evitarem envolvimento em questões político-partidárias.

Para fins de análise, foram selecionados aleatoriamente cinco posts de cada mês em foco. As postagens de agosto de 2023, novembro de 2022 e março de 2020 foram examinadas detalhadamente. Para as postagens mais recentes, foi considerada uma base de 2.200.000 seguidores, enquanto para as de março de 2020, a base foi de 1.000.000, conforme informado pelo próprio Exército Brasileiro.

Ao observar o engajamento em diferentes períodos, notamos uma discrepância significativa. Por exemplo, uma postagem simples de novembro de 2022 obteve mais de 7 mil curtidas, enquanto uma de agosto de 2023, com uma base de mais de 2 milhões de seguidores, alcançou pouco mais de 300 curtidas.


Twitter: Postagem simples em novembro de 2022 – mais de 7 mil curtidasTwitter: Postagem simples em agosto de 2023, pouco mais de 300 curtidas, com mais de 2 milhões de seguidores.

Postagens, data, trecho do texto e taxa de engajamento18 de ago de 2023 – Operação Paraná III Taxa de Engajamento = 0,0186%

18 de ago de 2023 – Vídeo QRF Taxa de Engajamento = 0,0088%

17 de ago de 2023 – Podcast BraçoForte Taxa de Engajamento = 0,0071%

17 de ago de 2023 – EBAula Taxa de Engajamento = 0,0064%

17 de ago de 2023 – Operação Paraná III Taxa de Engajamento = 0,0064%

29 de nov de 2022 – 6° Grupo de Mísseis e Foguetes Taxa de Engajamento = 1,8181%

28 de nov de 2022 – Formação de oficiais Taxa de Engajamento = 0,4309%

28 de nov de 2022 – Comando de Fronteira Roraima Taxa de Engajamento = 0,7936%

27 de nov de 2022 – 8º Batalhão de Polícia Taxa de Engajamento = 1,7886%

27 de nov de 2022 – Curso de Formação de Cabos Taxa de Engajamento = 0,5209%

28 de mar de 2020 – Apoio na higienização Taxa de Engajamento = 0,1812%

27 de mar de 2020 – Escola de Sargentos Taxa de Engajamento = 0,0936%

24 de mar de 2020 – Força de Disponibilidade Taxa de Engajamento = 0,0906%

29 de mar de 2020 – Combate à COVID-19 Taxa de Engajamento = 0,066%

18 de mar de 2020 – Inscrição para concurso Taxa de Engajamento = 0,0555%

Taxa média de engajamento para cada grupo de postagens:

0,0095% – agosto de 2023
1,0704% – novembro de 2022
0,0974% – março de 2020

Ao comparar com a taxa média de engajamento no Twitter, que é de 0,035%, percebe-se que as taxas médias do Exército Brasileiro, atualmente em 0,0095%, são consideravelmente baixas. Esta constatação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que a instituição possui uma equipe robusta dedicada à gestão de mídias sociais. A drástica redução no engajamento entre novembro de 2022 e agosto de 2023 é alarmante e, caso alguém queira se aprofundar, com a realização de uma análise de sentimentos, pode-se verificar que grande parte dos comentários são de cunho negativo, com xingamentos e reclamações.


Uma análise superficial lava a crer que as altíssimas taxas de engajamento alcançadas no segundo semestre de 2022,que chegaram a empolgar a equipe dedicada às redes da força terrestre, foram causadas não pelo interesse em ações da Exército Brasileiro, mas por uma ação combinada de seguidores que acreditavam que o Exército iria endossar uma ação das Forças Armadas contra o resultado das eleições.

Com a declarada rejeição do Exército Brasileiro aos atos ocorridos em 8 de janeiro, o engajamento dos usuários despencou. Os seguidores permanecem, mas ignoram as postagens, a interação com o perfil é mínima.

Atualmente, o engajamento da conta do Exército Brasileiro no Twitter é comparável ao de contas com uma base de seguidores significativamente menor. Para alcançar um desempenho mediano, o @exercitooficial precisa ampliar sua taxa de engajamento em aproximadamente 300%.

Aqui está a representação gráfica da evolução da taxa de engajamento do Exército Brasileiro com base nos três períodos analisados.


A representação gráfica da evolução da taxa de engajamento ao longo dos três períodos analisados é esclarecedora. Observa-se um aumento expressivo entre março de 2020 e novembro de 2022, seguido de uma queda abrupta até agosto de 2023.

*Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
Sociólogo, jornalista, militar da reserva, especialista em inteligência competitiva e Marketing

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