MUNICÍPIOS DA RMC BUSCAM FORTALECER SEGURANAÇ PÚBLICA EM SINERGIA

Municípios da Região Metropolitana debatem ações integradas.- Na imagem, Leverci Silveira Filho, secretário da RMC. Curitiba 11/04/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Patrulha Maria da Penha, medidas protetivas, cercamento digital, botão pânico, uso de equipamentos para monitoramento e uso de drones em grandes eventos foram os principais temas do Encontro Metropolitano de Gestores de Segurança, nesta terça-feira (11/4), no Salão de Atos do Parque Barigui.

A realização foi da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e os municípios vizinhos. A Região Metropolitana é formada por 29 municípios e tem uma população superior a 3,7 milhões de pessoas.

A secretaria da RMC busca difundir boas práticas, apresentar ações replicáveis entre as diversas cidades, projetos e ações que possam ser compartilhados.

“Fortalecer redes é sempre importante, pois em sinergia atuamos de maneira mais eficiente”, disse o secretário Leverci Silveira Filho. “Compartilhando experiências, podemos blindar um território com equipamentos e inteligência”, completou.

Em Curitiba, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal foi criada em 2014. Trabalha na prevenção, proteção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que necessitam de medidas protetivas de urgência.

Em nove anos, a Patrulha Maria da Penha já fez quase 50 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, discorreu sobre a lei Maria da Penha, a atuação da patrulha, botão pânico, entre outras ações e estratégias desenvolvidas na capital na área da segurança pública.

“Não podemos esquecer que nós somos a solução para nossos problemas. A vida acontece na cidade, no nosso bairro, por isso debates como este são fundamentais para debatermos nossas ações e respostas”, comentou Péricles.

A Secretaria da RMC

O primeiro ano de atuação foi marcado pela articulação para fortalecer as ações integradas. Foram dezenas visitas e participações em eventos, com o objetivo de renovar os convênios de cooperação junto aos outros 28 municípios metropolitanos.

Foram realizados encontros entre prefeitos com o propósito de potencializar os meios de planejamento integrado para obter melhores resultados na difusão de ferramentas que auxiliem na administração dos municípios. Os eventos contam com instituições parceiras como Pró-Metrópole, Sebrae, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeituras.

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários