EDUCAÇÃO APRESENTA NA CÂMARA PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CASOS DE EMERGÊNCIA

Segurança na rede municipal de ensino de Curitiba foi o tema abordado nesta terça-feira (11/4) na sessão plenária da Câmara Municipal. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Segurança na rede municipal de ensino de Curitiba foi o tema abordado nesta terça-feira (11/4) na sessão plenária da Câmara Municipal. A convite dos vereadores, os secretários municipais Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito) e Maria Sílvia Bacila (Educação) falaram sobre patrulhamento preventivo, Muralha Digital e o programa Conhecer Para Prevenir (CPP), realizado em parceria pelas duas secretarias.

A Guarda Municipal faz rondas ostensivas e preventivas nas unidades da rede municipal de ensino e o monitoramento pela Muralha Digital, entre outras ações.

“Prevenção é muito importante e fazemos nossa lição de casa. Temos protocolos e pessoas preparadas”, disse o secretário da Defesa Social.

A secretária da Educação frisou a importância do CPP, que abrange todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede. Criado em 2005, o programa é coordenado pela Defesa Civil de Curitiba e orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como incêndios, ataques de abelhas ou animais, tiroteios e vazamentos de gás, por exemplo.

“Os treinamentos do CPP são realizados com muita seriedade na nossa rede de ensino, nossos simulados são muito valorosos no papel de preservar a vida”, comentou Maria Sílvia.

As atividades do CPP envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

“Os profissionais são capacitados para executar e seguir planos de abandono do prédio, primeiros socorros, entre outras emergências”, acrescentou.

Patrícia Steger, mãe de estudante matriculado na Escola Municipal Cláudio Abramo (Pinheirinho), ficou satisfeita com as explanações.

“Fico mais tranquila, temos que saber o que é feito e conhecer os programas de prevenção é bem importante”, disse Patrícia.

Treinamento para a rede privada

As boas práticas e a experiência desenvolvida ao longo dos anos pelo CPP estão sendo repassadas à rede particular de ensino, desde o ano passado. Diversas instituições privadas já receberam o treinamento ministrado pelas equipes da Prefeitura.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, destaca o resultado positivo. “O CPP já está perfeitamente assimilado dentro da rede municipal e todo esse conhecimento está sendo repassado. Cuidados como onde guardar as chaves das portas e como usar os extintores são fundamentais”, pontuou Brandalize.



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários