DEPUTADA MÁRCIA HUÇULAK (PSD) DESTACA IMPORTÂNCIA DA OMS E DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

                                                                                                                      Orlando Kissner/Alep
A importância do Dia Mundial da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi destacada nesta segunda-feira (10) pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná.

A data é celebrada no dia 07 de abril e marcou também os 75 anos de existência da OMS.

“A instituição desempenha um papel importantíssimo na coordenação de esforços globais para enfrentar desafios de saúde pública, incluindo epidemias, doenças crônicas e emergências de saúde pública”, disse Márcia, citando a recente pandemia de covid-19 como exemplo claro desse trabalho.

Baseadas na ciência, as ações e diretrizes emanadas da organização costumam ser seguidas por governos, tendo, portanto, impacto direto nas cidades.

“Fica aqui nosso reconhecimento pelo trabalho criterioso da OMS nessas mais de sete décadas, e — ainda mais importante — a motivação para enfrentar os desafios que a saúde nos impõe para o futuro próximo”, afirmou.

Tema relevante

O tema do Dia Mundial da Saúde neste ano é “Saúde para Todos”, pelo qual a OMS defende o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como forma de criar sistemas mais resilientes – ou seja, mais aptos a se adaptar a mudanças.

“É uma das diretrizes que precisamos seguir com mais empenho”, destacou a deputada. “Estamos falando, por exemplo, em controlar o peso, ter uma alimentação saudável, fazer o acompanhamento médico regular ao no lugar de termos de fazer uma cirurgia de emergência no coração de uma pessoa que nunca se cuidou e nunca foi cuidada da forma como poderia”.

De acordo com a OMS, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de toda sua vida, por meio de um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos.


Ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia lembrou que a capital já desenvolve uma série de programas de promoção da saúde, como o Escute seu Coração, o Mãe Curitibana, a Saúde Bucal, entre outros.

“Podemos e precisamos fazer mais”, afirmou.

Vacina

A deputada ainda lembrou o início da campanha de vacinação contra a influenza (gripo), que começou nesta segunda-feira. Ela conclamou as pessoas a comparecerem aos postos de saúde para se imunizar.

Curitiba, por exemplo, está com horários estendidos em algumas unidades de saúde para atender a população.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários