PREFEITURA DE CURITIBA CONSTRÓI ESCOLA PARA ATENDER 600 ESTUDANTES NO SANTA CÂNDIDA

Prefeito Rafael Greca vistoria obras para construção do CMEI Conjunto Aroeira, no Santa Cândida. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca vistoriou na tarde desta terça-feira (28/3) as obras da nova escola municipal que está sendo construída no bairro Santa Cândida, ao lado do Residencial Aroeira, para atender a 600 estudantes do ensino fundamental. O pontapé inicial dos serviços para ampliar a oferta de educação na região integra a programação dos 330 anos de Curitiba.

A escola será a 186ª da rede municipal de ensino de Curitiba e a 25ª do núcleo regional da educação da Regional Boa Vista. Será denominada Escola Municipal Metry Bacila, em homenagem ao médico e cientista reconhecido no mundo todo pela participação em centenas de estudos científicos. Morto em maio de 2012, Metry é pai de Maria Sílvia Bacila, secretária municipal da Educação.

“No extremo norte de Curitiba, na divisa entre Colombo e Almirante Tamandaré, além do vale do Rio Atuba onde Curitiba, vamos construir uma escola integral que levará o nome do professor Metry Bacila. É para isso que existe a cidade, para servir ao seu povo, para fazer o bem para o seu povo, para multiplicar as oportunidades de ensino e de boa vida”, disse Greca.

Na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, a nova escola terá 1.919,22m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores, equipe pedagogia, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado, depósito.

A escola também contará com dois pátios e uma quadra esportiva coberta. O investimento é de R$ 6,9 milhões e a previsão é de que os serviços sejam concluídos no segundo semestre de 2024.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto arquitetônico que segue modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com implantação da Secretaria Municipal da Educação (SME).

“Essa é uma obra que mobiliza as equipes de trabalho de uma forma especial, porque é um investimento no futuro das crianças, na prosperidade da nossa cidade a partir da ampliação de vagas para que os curitibinhas aprendam com muita qualidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Terraplanagem

A construção começou pelos serviços de terraplanagem e preparação do canteiro de obras com a demolição de um muro lateral, execução do tapume e construção do barracão de apoio. O passo seguinte será o início das fundações.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a construção da nova escola integra o Programa Viva Curitiba Cidadã, do plano de governo do prefeito Rafael Greca para impulsionar a qualidade e a equidade da educação ofertada pelo município.

"Nosso cuidado com a rede municipal de ensino envolve tanto a estrutura quanto o pedagógico. Esta unidade representará mais um espaço qualificado na região do Boa Vista", comentou Maria Sílvia.

Para quem mora da região o início das obras representa a certeza de mais desenvolvimento na região, a partir da unidade de ensino. A dona de casa Aline Aparecida Rinoli Dantas, mãe de Manuela e Cecília, sonha matricular as meninas na nova unidade. “Escola boa e perto de casa para os filhos aprenderem é sonho de toda mãe”, disse Aline.

Pavimentação

Na mesma região onde a escola está sendo construída a Prefeitura executou obras de pavimentação. Foram contempladas com obras de asfalto e infraestrutura de drenagem os moradores das ruas Valquíria Cavalcante da Silva, Wallace Landall, Helena Valesco Manika, Alayde M. da Cruz, e a Serapião da Cruz.

Participaram da vistoria técnica na obra a administradora da regional Boa Vista, Janaína Lopes Gerh; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Michele Francisca Prado; o coordenador de Obra, Guilherme Furiatti Dantas; além dos vereadores Oscalino do Povo, Tânia Guerreiro e Leônidas Dias.

Início das obras do CMEI Conjunto Aroeira, no bairro Santa Cândida. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Homenagem

O professor Metry Bacila era graduado em Medicina pela UFPR e cientista. Foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica.

Em 1984, implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz. Também chefiou laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica, e ministrou aulas em universidades do País.

Recebeu muitos prêmios e deixou diversas publicações, entre as quais o livro Bioquímica Veterinária. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários