REGIONAL BOA VISTA GANHOU OBRAS DE MOBILIDADE E ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE

Inaugurada trincheira que liga as ruas Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, construída sob a Linha Verde.Foto: Daniel Castellano / SMCS
Balanço 2022

Obras de mobilidade, implantação da Escola de Sustentabilidade, arborização na Avenida Paraná e implantação de feira noturna, são alguns dos avanços observados ao longo de 2022 na Regional Boa Vista.

A região é formada pelos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui e habitada por 266.890 pessoas (estimativa IBGE/Ippuc 2020).

Nova trincheira

Um dos principais acontecimentos do ano foi a entrega da Trincheira Bacacheri/Bairro Alto, na Rua Amazonas de Souza Azevedo com a Rua Fúlvio José Alice, o que representou uma nova etapa de obras da Linha Verde, corredor viário que liga Curitiba de Norte a Sul da cidade.

A nova trincheira forma o binário com a Rua Gustavo Rattman/José Zgoda, ampliando a ligação entre os bairros, dando maior fluidez ao trânsito da região.

No bairro Pilarzinho, a Prefeitura executou uma obra que trouxe melhoria substancial para o trânsito da região. A obras da correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho abrangeram seis ruas que foram alargadas, pavimentadas e sinalizadas, receberam novas calçadas, infraestrutura de drenagem e iluminação.

Escola de Sustentabilidade

Em 2022, Curitiba ganhou uma Escola Municipal de Sustentabilidade, onde funcionava a antiga Unilivre. Inaugurado no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, o espaço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai promover cursos e capacitações sobre temas ambientais.

Asfalto novo

Também no quesito mobilidade, a região recebeu asfalto novo em artérias importantes que fazem ligações com outras regiões da cidade. Um exemplo disso foi o asfalto na Avenida Anita Garibaldi, que alcançou quase 3 km de extensão.

“O asfalto novo ficou ótimo, melhorou muito a qualidade do pavimento”, elogiou a comerciante Clarice Puretz, 36 anos, da Distribuidora de Bebidas House Beer.

Os bairros da regional receberam 102,5 km de asfalto em 246 ações executadas no período de 2017 a novembro de 2022.

Em todos os bairros

De janeiro a setembro de 2022, as equipes da Prefeitura realizaram serviços de drenagem em 29.261 metros nos 12 bairros da Regional Boa Vista.

São ações são de limpeza de caixas de captação, substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, que integram o conjunto de intervenções do programa de Zeladoria Urbana.

Roçadas e tapa-buraco

Os trabalhos, que incluem também roçadas e operações tapa-buraco na malha viária. O corte do mato em vias urbanas, parques, praças e outros locais chegou a 3.176.154 metros quadrados no período de janeiro a setembro deste ano.

Os reparos na malha viária da região também são constantes. Este ano, as operações tapa-buraco na região alcançaram 723.325 km.

Previdência

Os servidores da Rua da Cidadania participaram de uma reunião dedicada a temas de previdência. O encontro sobre educação previdenciária abordou assuntos do regime próprio de previdência e da previdência complementar.

Semáforos

Para dar mais segurança ao trânsito da região, a Prefeitura implantou novos semáforos no Bairro Alto. Os equipamentos foram colocados nos cruzamentos da Avenida da Integração com a Rua Rio Jari e da Rua José Veríssimo com a Pedro Eloy de Souza.

25 anos da Rua da Cidadania

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, participam das comemorações pelos 25 anos da Rua da Cidadania do Boa Vista. Curitiba, Foto: Lucilia Guimarães/SMCS


Em 29 de abril de 2022, a Rua da Cidadania do Boa Vista completou 25 anos. Para marcar a data, a Prefeitura implantou um Espaço Cidadão para auxiliar o encaminhamento aos serviços disponíveis no equipamento.

Mosquito

No Bairro Atuba foi realizada a sétima etapa do mutirão Curitiba sem Mosquito de 2022 para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya. A ação contemplou uma região que margeia o Rio Atuba, no limite com o município de Colombo.

LED São Lourenço

Um dos cartões-postais de Curitiba, o Parque São Lourenço está mais iluminado depois de receber novas luminárias em tecnologia LED em toda a extensão da pista de caminhada. Foram substituídas 160 lâmpadas de vapor metálico por luminárias LED.

Parque Atuba

A reformulação do sistema de iluminação aconteceu também no Parque Atuba, no limite de Curitiba e Pinhais.

Foram instaladas 95 luminárias em tecnologia de LED no entorno da pista de caminhada. Além da iluminação, o Parque Atuba passou por revitalização completa.

Na Rua Mucuri, no Bairro Alto, o Jardinete Vereador Lauro Carvalho Chaves também ganhou reforço na iluminação pública, com instalação de equipamentos em tecnologia LED.

De janeiro a outubro de 2022, foram implantadas 2.246 luminárias de LED na região. Já no período de janeiro de 2017 a outubro de 2022, o total de lâmpadas de LED instaladas na região chega a 12.594.

Plantio de mudas de ipê na Av. Paraná, pelo projeto 100 Mil Árvores.Foto: Pedro Ribas/SMCS

Corredor florido

A Prefeitura está criando um corredor de transporte colorido na Regional Boa Vista. Na Avenida Paraná, no trecho entre os terminais Boa Vista e Santa Cândida, foram plantadas 500 mudas de ipês roxos e brancos.


Feira noturna

Os moradores da região ganharam uma opção para compras e lazer, com a implantação da Feira Noturna Cassiopeia, na Rua Alberto Potier, entre a José Merhy e Carlos de Campos, no Boa Vista. A feira ocorre todas as sextas, das 16h às 21h.

Quadra revitalizada

A quadra poliesportiva do Centro de Esporte e Lazer (CEL) da Rua da Cidadania do Boa Vista foi renovada. A revitalização incluiu a nova pintura do piso, com tinta epóxi, própria para a prática esportiva, e a troca da tela de proteção.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários