LULA CRESCE 3 PONTOS NA NOVA PESQUISA FSB/BTG E BOLSONARO ESTACIONA

Esforço da campanha de Lula por voto útil dá resultado: votos de Ciro Gomes e Simone Tebet migram para o ex-presidente, revela a nova pesquisa FSB. Bolsonaro manteve o índice e amarga a pior rejeição


A nova pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (19) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e segue na liderança da disputa pela Presidência. O petista tem 44% das intenções de voto, ante 41% registrados na sondagem anterior, realizada na semana passada.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou estável com 35% e aparece em segundo. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

As pesquisas da FSB são realizadas por telefone — método que costuma favorecer o presidente Jair Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para baixo e ficou com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) também flutuou negativamente em dois pontos e registrou 5%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou estável com 1% das intenções de voto, enquanto o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) oscilou de 1% para 0% —ambos empatam tecnicamente. Soraya empata com Tebet no limite da margem de erro. Os demais candidatos não pontuaram. Nenhum, brancos e nulos somaram 4%; não sabem ou não responderam foram 3%.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores entre 16 e 18 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-07560/2022.

VOTO ÚTIL e REJEIÇÃO

A nova pesquisa indica que o esforço do PT para atrair no primeiro turno o voto útil da chamada “terceira via” — que inclui nomes como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) — começa a dar resultados.

Sem conseguir diminuir sua rejeição, o presidente Bolsonaro não deve ver aumentarem suas chances de reeleição. A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”; Lula tem 45% neste mesmo parâmetro.

Pesquisa estimulada

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Luiz Felipe D’Avila (Novo): 0%
José Maria Eymael (DC): 0%
Vera Lucia (PSTU): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Nenhum/branco/nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 3%


Votos válidos

Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 37%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 6%
Outros: 2%

Pesquisa espontânea

Lula (PT): 42%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Simone Tebet (MDB): 3%
Outros: 2%
Não voto: 6%
Indecisos: 9%


Segundo turno

Lula (PT): 52%
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Nenhum/branco/nulo: 7%
Indecisos: 2%

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários