IPESPE: LULA 44%, BOLSONARO 24%, CIRO 8%, MORO 8%

Nova rodada XP/Ipespe reafirma vantagem de Lula e coloca Bolsonaro em seu pior patamar de popularidade. Atual presidente tem desempenho melhor em cenário onde Moro é retirado da disputa. Confira a íntegra


O Instituto Ipespe divulgou nesta quinta-feira (27) nova rodada da pesquisa que faz por encomenda da XP Investimento. A nova rodada reafirma a vantagem do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa. Mas mostra alguma evolução do candidato do PDT, Ciro Gomes, depois do lançamento oficial da sua pré-candidatura na semana passada. Ciro aparece empatado com o candidato do Podemos, Sergio Moro.

Na pesquisa estimulada, o Ipespe fez duas simulações das intenções de voto. Na primeira tabela, que tem Sergio Moro como um dos candidatos, Lula tem 44% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 24%. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem ambos com 8%. O governador de São Paulo, João Doria, candidato do PSDB, tem 2%. A senadora Simone Tebet (MDB), o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, (PSD), aparecem os três com 1%. Nesse cenário, a soma dos demais candidatos fica um ponto percentual acima da votação dada a Lula: 45%.

No segundo cenário, sem Sergio Moro, Lula mantém o mesmo percentual de 44%. Bolsonaro passa para 26%. Ciro Gomes pula para 9%. João Doria fica com 4%. Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira mantêm 1%. E Felipe D’Ávila (Novo) soma também 1%. No segundo cenário, Lula tem um ponto percentual a mais que a soma dos demais candidatos: 43%.


Lula (PT): 44%
Bolsonaro (PL): 24%
Moro (Podemos): 8%
Ciro (PDT): 8%
Doria (PSDB): 2%
Tebet (MDB): 1%
Pacheco (PSD): 1%
Vieira (Cidadania): 1%
D’Ávila (Novo): 0%
Não vão votar / Brancos e nulos: 8%
Não souberam ou não responderam: 4%

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, onde não é apontada uma lista de candidatos, Lula é a opção de 35%. Bolsonaro tem 23%. Moro e Ciro, 4%. E Doria, 1%.

A pesquisa mostra um quadro de estabilidade na disputa. Os percentuais de intenção de voto dos principais candidatos vêm se mantendo nos mesmos patamares a cada rodada.

REJEIÇÃO

Também vem se mantendo a taxa de rejeição. Bolsonaro é quem tem o maior percentual daqueles que dizem que não votariam nele de jeito nenhum: 64%, mesmo percentual da rodada anterior. A taxa de rejeição de Moro é 53%. A de Doria, 57%. Não votariam de jeito nenhum em Rodrigo Pacheco 43%. Em Ciro Gomes, 42%. Em Felipe D’Ávila, 37%. Em Simone Tebet e Alessandro Vieira, 35%.


O Ipespe mediu também a avaliação no governo de Jair Bolsonaro. A taxa dos que consideram o governo ruim ou péssimo subiu de 54% para 55%. E os que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 24% para 23%. O governo é regular para os mesmos 21% da rodada anterior. Desaprovam o governo 64%. Dizem aprová-lo 29%.
SEGUNDO TURNO

Veja os cenários de segundo turno testados:


Lula (54%) x Bolsonaro (30%)
Lula (50%) x Moro (31%)
Lula (51%) x Ciro (25%)
Lula (52%) x Doria (19%)
Ciro (45%) x Bolsonaro (33%)
Doria (42%) x Bolsonaro (33%)
Moro (35%) x Bolsonaro (28%)



GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários