''TEMOS DE NOS PREPARAR PARA ALGO QUE PODE SER AINDA MAIS GRAVE NO FUTURO'', ALERTA OMS

    Michael Ryan diretor do PES - ONU    -        
AFPJORNAL 

OMS destaca que apesar de se ter feito um enorme progresso científico para lidar com a covid-19, não estamos preparados para evitar futuras pandemias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que o mundo poderá enfrentar pandemias mais graves do que a que agora enfrentamos e que nos temos de preparar para algo que pode ser pior no futuro.

"Esta pandemia foi muito grave. Espalhou-se pelo mundo extremamente rápido, afetou cada canto do planeta. Mas esta não é necessariamente a ‘grande’ [pandemia]", alertou o diretor do programa de emergências sanitárias , Michael Ryan, durante uma conferência de imprensa.

"Este vírus é muito transmissível, mata, e tirou entes queridos de muitas pessoas. Mas a taxa de letalidade é razoavelmente baixa comparada a outras doenças emergentes. Isto é um alerta. O planeta é frágil. Estas ameaças vão continuar", acrescentou.

"Se há uma coisa que precisamos de aprender com esta pandemia, com toda a tragédia e perda, é que precisamos de organizar-nos. Temos que preparar-nos para algo que pode ser ainda mais grave no futuro", alertou.

Também Bruce Aylward, conselheiro sénior da OMS, disse que, apesar de o mundo ter feito um enorme progresso científico para lidar com a com a covid-19, não estamos preparados para evitar futuras pandemias.

"Estamos na segunda e na terceira ondas deste vírus e ainda não estamos preparados para lidar com pandemias e a sua gestão", disse na conferência de imprensa. "Embora estejamos mais bem preparados, não estamos totalmente preparados para esta [pandemia], muito menos para a próxima”, destacou.

https://ionline.sapo.pt/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários