PORQUE NINGUÉM MAI PRECISA MENSTRUAR

Hoje a menstruação pode ser considerada um processo eletivo do seu corpo. Médicos oferecem a possibilidade de para a menstruação completamente — conhecido como amenorréia — para pacientes jovens a partir de 14 ou 15 anos de idade. 

“Uma vez que suas menstruações sejam estabelecidas, podemos desativá-las. Agora temos a tecnologia para tornar as menstruações opcionais.” Disse-me Sophia Yen, professora de pediatria da Stanford Medical School em entrevista para o The Atlantic
A menstruação é confusa, dolosa e cara. Quem menstrua costuma passar, em média, 2,3 mil dias das suas vidas menstruada. Parar de menstruar vai diminuir o risco de anemia (muito mais comum em mulheres), dor e muito menos gastos com absorventes e medicamentos para dor. 

Métodos para parar a menstruação 

Uma opção para deter a menstruação é utilizar um DIU (dispositivo intra-uterino) hormonal. A vantagem desta opção é que o hormônio não é sistêmico portanto não age em todo o corpo, mas apenas na região uterina. 

DIU hormonal instalado pode parar a menstruação 

Como os métodos de supressão da menstruação funcionam no corpo 

Se você não estiver tentando engravidar não há necessidade médica para menstruar. A menstruação é uma preparação para a gravidez através do espessamento do revestimento uterino, como um ninho estivesse sendo tecido para receber delicados ovos. O hormônio impede esse acúmulo no revestimento uterino. Muitas pessoas que utilizam DIUs hormonais, pílulas, injeções, implantes, adesivos, anéis vaginais observam uma menstruação mais leve ou nenhuma menstruação. 

Estes produtos hormonais param a menstruação nas seguintes taxas: 

Para 40% das mulheres que usaram o DIU Liletta; 

Mais de 50% das que tomaram Medroxiprogesterona a cada três meses e quase 70% no segundo ano; 

Algumas pílulas, adesivos e anéis possuem taxas próximas a 100% de amenorréia.


O anel vaginal com hormônios pode levar a amenorréia


Algumas mulheres possuem menstruações extremamente dolorosas ou por períodos muito longos. Mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, que são 6 a 12% das mulheres nos EUA, podem ter cólicas tão fortes que não conseguem caminhar e sangramento tão profuso que precisam trocar de absorvente a cada hora. 

É saudável parar a menstruação? 

Associações de médicos obstetras e ginecologistas garantem há mais de uma década que é seguro tentar reduzir ou eliminar a menstruação, seja por escolhas pessoais ou motivos médicos, com o uso de contraceptivos hormonais. 

Uma pesquisa de 2013 nas Américas e Europa perguntou para quatro mil mulheres se elas sabiam que é seguro tentar eliminar ou reduzir a severidade das menstruações com contraceptivos hormonais. 10% das mulheres o faziam e apenas um terço sabia que era possível. 

A simples verdade 

A realidade é que, se você estiver fora do período de dois anos após a primeira menstruação e não estiver querendo engravidar, não precisa menstruar. Isso seriam cerca de 28 menstruações ao longo de toda a vida ao invés de várias centenas delas. 
Não ter que faltar na natação, na escola ou trabalho dois dias por mês e não ter cólicas durante o vestibular pode colocar as meninas em melhores condições competitivas com os meninos, segundo a Dra. Yen disse ao The Atlantic. 

O tabu de não menstruar mais 

Em um estudo recente pesquisadores descobriram que a maioria das voluntárias “achou a idéia de não menstruar estranha”. Em outra pesquisa com pequena amostra de 2016, investigadores canadenses relataram que as participantes desconfiavam dos anúncios de uma indústria farmacêutica em adotar a supressão da menstruação como uma opção de estilo de vida. Muitas voluntárias expressaram preocupações com a saúde. Uma delas afirmou: “Eu sei que meu corpo está saudável quando sangra todo mês e eu ficaria muito preocupada se isso não acontecesse”. 

Preocupações que você não deve ter ao induzir a amenorréia: 

Não há risco aumentado de infertilidade; 

Não há redução na densidade óssea; 

Você não estará se enchendo de “sangue menstrual preso”. Não haverá o acúmulo de nenhum tipo de sangue tóxico no corpo;

Amenorréia espontânea, no entanto, pode ser sintoma de problemas no organismo como distúrbios alimentares, problemas na hipófise, na tireóide, ou hepatite. Vale a pena investigar. 

Muitas mulheres também levam tempo para se adaptar a não menstruar mais, segundo ginecologistas entrevistadas pelo The Atlantic, já que desde pequenas aprendem que sangrar todo mês é algo natural. 

https://hypescience.com/

GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários