AOS 91 ANOS, RELIGIOSO SEMEIA LIÇÕES E CONVICÇÕES

A semente colocada no coração e na mente da criança e do jovem vai produzir e multiplicar frutos preciosos no tempo apropriado. Educação é uma das atividades que mais requer amor, dedicação, abnegação, idealismo e liderança. Ao celebrar 91 anos, sendo 80 dedicados ao Instituto Marista, Irmão Cláudio Girardi acentua que a educação consubstancia-se no devotamento integral à missão, idealismo, dinamismo, otimismo, equilíbrio em falar e ouvir.


Girardi nasceu na localidade de Santa Luzia, em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, Brasil, em 23 de julho de 1929. É licenciado em Letras, Bacharel em Direito, Teólogo. Autoridades, educandos, gente humilde do Brasil e de dezenas de países onde atuou são unânimes e coincidentes ao descrever o perfil do religioso: extraordinária habilidade estratégica e visão da história e do futuro, afabilidade, competência de articulação e argumentação, capacidade de escuta e convencimento, grandeza de espírito, exímio escritor e tradutor, humildade.


Irmão Cláudio desafia o tempo e a idade. Atua sem cessar para servir e fazer da educação a obra que identifica os maristas e o fundador da Congregação São Marcelino Champagnat. Fidelidade, trabalho, oração, evangelização e amor são cinco pilares que qualificam as sementes colocadas e cultivadas diuturnamente em terra fértil pelo educador. Por sua máxima perfeição, sublinha: dignidade, cruz, ressurreição, evangelho e amor não aceitam remendos, falsetes, retoques.

Com propriedade, aponta horizonte para os 80 países dos cinco continentes onde os maristas possuem obras. As sociedades serão tanto mais fortes quanto mais empenho os governantes dedicarem à esfera educacional o mais breve possível. O educador não é mero transmissor de conhecimentos memorizados, mas é o mestre que mergulha o discípulo na dimensão universal, na abrangência, no eco e na ressonância do apelo para que a humanidade seja cada vez mais digna, pacífica, próspera e humana.

Ao avaliar o momento crítico agravado pela covid-19, emocionado e com o terço nas mãos e lágrimas nos olhos, Irmão Cláudio Girardi grifa: Pós pandemia, com toda a certeza, ânimo, esperança, trabalho, renda, sensibilidade do poder público, partir e repartir o pão, fé vão garantir mais bem estar, saúde, paz, fraternidade, alegria. Educação integral alicerça a realização pessoal e a qualificação profissional, o empreendedorismo e o desenvolvimento social, a segurança e o crescimento econômico. Não há outros caminhos abertos para a construção de um amanhã melhor para o Brasil e a humanidade.

Pedro Antônio Bernardi – economista, professor, jornalista, mestre em educação, palestrante. (pedro.professor@gmail.com)

Foto: Luciane Rangel.


GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários