VIDA LONGA E SAUDÁVEL É POSSÍVEL? UM ALERTA PARA OS JOVENS.

Imagem: GZT acm234
Uma vida longa e saudável, produtiva com autonomia e independência na comunidade e junto com os familiares é o principal desejo de todo ser humano. Para conseguir este objetivo algumas medidas devem ser colocadas em prática visando o bem estar físico, mental, social e espiritual dentro do próprio conceito de saúde.

 O progresso da medicina nas áreas de promoção de saúde, prevenção das doenças, diagnóstico aliado a tecnologia e controle adequado das doenças crônicas quando presentes está fazendo com que as pessoas vivam mais mantendo a qualidade de vida sem incapacidades físicas e mentais.


O processo de envelhecimento, hoje se sabe, tem início com a concepção e termina com a morte passando por todas as fases da vida (ciclo da vida.)

Embora não seja uma receita de bolo algumas orientações são importantes no sentido de uma vida longa e saudável (saber envelhecer) e que não são colocadas em prática por razões óbvias.

A previsão é que em 2050 64 milhões de brasileiros terão passado dos 60 anos (30% da população, hoje são 25 milhões 12% da população) consequência da redução da natalidade e do progresso da medicina representando um sinal de alerta para os jovens em relação aos cuidados com a saúde. No sentido de um envelhecimento saudável.

Algumas medidas como: alimentação equilibrada em seus diversos nutrientes evitando as dietas radicais lembrando que o sal e o açúcar são os grandes vilões da saúde, prática regular de exercícios físicos respeitando os limites, satisfação no trabalho, sono de boa qualidade, desfrutar dos momentos de lazer, controlar o estresse crônico, não fumar, não ingerir bebidas alcóolicas ou faze-lo com moderação, realizar exames médicos e odontológicos periódicos, vacinas, cultivar boas amizades, convívio social evitando a solidão e prevenção de acidentes são de conhecimento de todos.

Outras medidas: evitar comportamento sexual de risco no sentido de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O aumento do número de casos de AIDS na população idosa vem preocupando as autoridades sanitárias devido à falta de prevenção.

A fé religiosa ajuda as pessoas em: reduz o estresse emocional, adotar hábitos saudáveis de vida, dar conforto nos momentos difíceis como perda de um familiar ou amigo, ser portador de uma doença grave além de aumentar a longevidade. Lembrar que a má postura é a principal causa de dor nas costas.

Cuidar da saúde bucal, dentes em mas condições além de representar um fator de risco para doenças cardiovasculares levam a desnutrição com as suas consequências como perda de peso, baixa imunidade e piora da qualidade de vida.

“A VIDA É PARA SER VIVIDA EM SUA PLENITUDE” 

DR. LUIZ BODACHNE
GERIATRA / CRM: 2108


Postar um comentário

0 Comentários