CURITIBINHAS PLANTAM POMAR NO BAIRRO ALTO À MARGEM DO RIO ATUBA


Plantio de mudas em terreno na Rua Rio Iriri, Atuba. - Na imagem, Ana Luiza Meireles Obladen. Curitiba 23/10/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Uma área desocupada, de aproximadamente mil metros quadrados, localizada no encontro das ruas Principal Dois e Rio Iriri, no Bairro Alto, à margem do Rio Atuba, foi transformada em pomar. Estudantes do 8º ano do Colégio Estadual Pilar Maturana participaram do plantio de 50 mudas de árvores frutíferas, na tarde desta quarta-feira (23/10).

Goiabeiras, pés de araçás e gabiroba, além de aroeiras, para dar sombra, foram plantadas pelos meninos e meninas durante uma atividade prática de educação ambiental. A ação foi promovida em parceria com a Administração Regional Boa Vista e as plantas vão compor a contagem do Desafio 100 Mil Árvores.

Lançado pela Prefeitura no fim de setembro, o desafio convida os curitibanos a plantar, em um ano, 100 mil mudas pela cidade.

“Estamos convidando a população a integrar esse movimento que vai garantir a nossa cidade um futuro com mais equilíbrio ecológico”, disse a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Geher.

As mudas, fornecidas pelo horto da Barreirinha, foram dispostas em uma área de onde foram realocadas famílias que viviam de maneira irregular. Por meio do programa de habitação popular do município, as famílias foram transferidas para o empreendimento Moradias Faxinal, no Santa Cândida. A área que ficou desocupada corria o risco de ser novamente ocupada.

“Agora teremos um pomar, com frutas e árvores nativas ajudando na preservação do lugar”, destaca Janaína.

Aula de campo


Acompanhados pela diretora do colégio, Cristina Costa e de professoras, os estudantes fizeram da aula de campo o reforço de conteúdos aprendidos nas aulas de geografia. “Exploramos conteúdos como uso da terra nas cidades, a importância das áreas verdes para o clima e o papel deles como cidadão, agentes ativos nos bairros onde vivem”, disse Cristina.

Mesmo em meio a muitas risadas e brincadeiras ao ar livre, os estudantes levaram a sério o plantio. “É a primeira árvore que planto na vida e pretendo acompanhar o crescimento dela. Teremos uma nova área verde no bairro e seremos responsáveis por isso”, disse o estudante Kauan Alves Bernardes, 14 anos.

Para Ana Luiza Obladen, 13 anos, que quer ser bióloga no futuro, é fundamental que todos se unam na luta contra as mudanças climáticas no planeta.

Plantio de mudas em terreno na Rua Rio Iriri, Atuba. - Na imagem, Ana Luiza Meireles Obladen. Curitiba 23/10/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

“Enquanto alguns fazem queimadas nós estamos plantando árvores. Temos que nos envolver, agir e defender nossas áreas verdes para garantirmos qualidade de vida”, disse Ana Luiza.

Outras ações para envolver grupos e comunidades no plantio estão programados para acontecer nos bairros da Regional Boal Vista. Um deles, no dia 20, vai garantir cem novas árvores para a região.

Como participar

Todos os cidadão estão convidados a participar do desafio 100 Mil Árvores. As mudas são gratuitas, doadas pela Prefeitura. Pelo site 100milarvores.com.br é possível ter informações sobre cada espécie e ver qual é a mais adequada para cada região.

As doações das mudas são para o plantio em Curitiba. O cidadão interessado deve ligar para o Horto Municipal, pelo telefone (41) 3585-3171, para solicitar a muda e informar o local aproximado do plantio.

Postar um comentário

0 Comentários