LOCOMOTIVA MARIA FUMAÇA FEZ PASSEIO DA LAPA, IDA E VOLTA DE DUAS HORAS

Feira gastronômica e passeio da locomotiva Maria Fumaça foram as principais atrações

(Fotos: Divulgação)

Parte integrante das comemorações do aniversário de 249 anos da Lapa, teve passeios de Maria Fumaça que ocorreram nos dias 13 a 17 de junho. As partidas aconteceram no Centro de Memória Ferroviária, no bairro Estação, e a chegada no Rio da Várzea. O retorno foi realizado no mesmo trem com duas horas de duração.

O diretor de Turismo da Prefeitura da Lapa, Marcio Assad, disse que a volta do Trem da Lapa foi o grande momento da festividade de aniversário da cidade. “Foram dias frios, no sábado e no domingo, mas com uma presença muito grande de público. Eu diria a vocês que a Lapa está voltando a ser a Lapa. Retomamos este trem depois de 20 anos e isso é muito gratificante. Somos vitoriosos”, afirmou.

De acordo com Assad, agora a perspectiva é pela continuidade da Maria Fumaça na cidade. “Nós temos um projeto que tramita na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANT), que conta com a parceria da Rumo Logística junto com a Associação Brasileira de Preservação Rodoviária, que são as bases para esta conquista. O projeto chama-se Museu Dinâmico da Ferrovia e este passeio é o primeiro passo para este projeto.”, disse. O município aqueceu a economia local, movimentou o comércio de serviços e deu visibilidade a cidade para pleitear futuros roteiros fixos de viagens.

A festa pelo aniversário da cidade histórica aconteceu na Praça General Carneiro, de 09 a 13 de junho, sem cobrança de ingressos. Todas as noites houve a praça de alimentação, shows e atrações para as crianças em uma estrutura coberta. O cantor Thiago Brava, do hit ‘Dona Maria’, marcaram presença ao evento.



Com uma gastronomia típica, com a comida tropeira lapeana, e aquela quermesse dos tempos antigos, na volta da igreja e na praça da cidade. Foi realizado inúmeras atrações musicais e o passeio pela cidade histórica, que é sempre muito agradável. 

Na gastronomia, voluntários prepararam  o “Espaço Coxinha de Farofa” que ficou em destaque na praça de alimentação, com decoração temática e diversos sabores como frango, carne seca, linguiça, maçã e abacaxi com coco. “A coxinha de farofa nasceu de uma história inusitada. Uma primeira dama de nossa cidade percebeu em uma festa que faltaria comida. Então sobrou massa de pastel e não tinha recheio. Sobrou recheio do frango, mas não tinha mais frango. Então, ela sabiamente fez umas trouxinhas com a massa de pastel e recheio de farofa. Ela começou a fritar e fez um sucesso extraordinário”, destacou o  Assad, diretor de Turismo da prefeitura.

Além da coxinha de farofa, uma grande variedade de guloseimas esteve disponível ao público festeiro. Pasteis de carne e queijo, sonho com goiabada, espetinhos, o tradicional bolo de Santo Antônio com a medalhinha, crepes, churros, comidas típicas juninas como canjica, pipoca, cachorro quente e milho verde. Também bebidas como cerveja, chopp, refrigerante, água e quentão.

No domingo dia 10 e 13 de junho houve também almoço completo com carne assada, leitão a pururuca e acompanhamentos vendidos em porções de risoto, maionese, salada mista e farofa.

Fonte: prefeitura e Araucária no Ar.

Confira vídeo:



VÍDEO DA
Página do YOUTUBE

CesarBlumenau

Postar um comentário

0 Comentários