GRECA RECEBE CURITIBINHAS PARA UMA AULA DE HISTÓRIA NO PALÁCIO 29 DE MARÇO


O Palácio 29 de Março foi palco para uma divertida prática educativa, nesta quarta-feira (13/6), para um grupo de 174 crianças de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. Os meninos e meninas foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, de manhã e de tarde, no Salão Nobre.

As atividades fizeram parte do Programa Linhas do Conhecimento, que prevê aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos e Faróis do Saber, ampliando os conhecimentos e as oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino.

Participaram crianças de 4 a 5 anos de turmas do pré II dos CMEIs Vó Anna (Tatuquara), Novo Horizonte (Bairro Novo), Moradias Gramados (Pinheirinho), Abaeté (Boa Vista), Estrela (Portão) e a turma do pré da Escola Municipal Elevir Dionísio, no Fanny.

O prefeito distribuiu gibis do Curitibinha a todos e deu uma aula sobre a história da cidade, que teve seu ponto de fundação apontado pelo cacique dos Tinguis. Antes do bate-papo com o prefeito, as crianças fizeram uma caminhada pelo entorno do edifício, no Centro Cívico, conheceram setores da administração municipal e participarem de brincadeiras direcionadas pelas equipes da educação infantil, que incluíram cabanas, fantasias, peões e jogos. 

Rafael Greca também apresentou obras de arte do local e falou sobre a importância de receber as crianças. “Aqui está o governo de Curitiba e recebê-las aqui é mais uma oportunidade para apresentarmos alguns dos fatos dos 325 anos da nossa história”, disse Greca.

O prefeito falou de alguns fundadores da cidade retratados no painel “Acto de Demarcação dos Dristricto da Villa de Curityba”, pintado a óleo por Belmiro Almeida e exposto no primeiro andar do prédio da Prefeitura. A obra pertence ao acervo do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba.

Para Enzo Davi Cezar Pinto, de 5 anos, atendido no CMEI Moradias Gramados, receber o exemplar da revista em quadrinhos Curitibinha foi uma grande alegria. “Minha mãe também ganhou o Curitibinha do Greca quando era pequena. Hoje foi a minha vez”, comemorou o garoto, que retribuiu oferecendo um desenho ao prefeito. A primeira edição da revista foi feita em 1993, durante a primeira gestão de Rafael Greca.

Davi Luiz Galvão, 5 anos, disse que não tinha ainda o gibi. “É uma história legal que fala da minha cidade. E o Curitibinha tem amigos, como eu”, comentou Davi.

A prática educativa no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, é uma das rotas do programa Linhas do Conhecimento, idealizado pelo prefeito Rafael Greca e que aproveita a cidade como espaço para novas aprendizagens, em divertidas aulas de campo.

Protagonismo da criança

Denominada Brincando na Prefeitura, a atividade é uma proposta lúdica organizada a partir do currículo da Educação Infantil, da Rede Municipal de Educação de Curitiba. O objetivo é promover o protagonismo da criança, a interação e o cuidado como pontos fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

“Sair do ambiente de costume, interagir com brinquedos diferenciados, com adultos e pessoas desconhecidas estimula as crianças a explorarem e construírem novas relações tanto entre pessoas quanto com novas vivências e aprendizagens”, explicou a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute.

Para Evellyn Greein, de 5 anos, do CMEI Vó Anna, ficou difícil decidir qual foi a melhor descoberta do dia. “Gostei de tudo, mas achei legal ver as pessoas que trabalham na Prefeitura. Aqui acontecem muitas coisas”, contou Evellyn.

“A rota do Palácio 29 de Março é especial para o programa, ela transforma a sede do Executivo municipal em um espaço lúdico, mas, sobretudo, de muitas possibilidades para as crianças vivenciarem muitas interseções significativas”, destaca Sandra Piotto, que integra a equipe do Linhas do Conhecimento.

Também participaram das atividades com as crianças a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal da Educação, Marcia Peça, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, e a gerente do Programa Linhas do Conhecimento, Scheilla Maria Orlosqui.

Postar um comentário

0 Comentários