NOVO SISTEMA AMPLIA CAPACIDADE DO SIMEPAR PARA ARMAZENAR DADOS AMBIENTAIS


O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) jpa começou a instalar os equipamentos do novo sistema inteligente de armazenamento de altos volumes de dados ambientais. O equipamento foi adquirido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais, com recursos do Banco Mundial. O investimento é de R$ 2 milhões. 

“O Paraná conta com um dos mais qualificados órgãos de monitoramento meteorológicos e ambientais, e essa nova tecnologia ajudará a melhorar ainda mais a capacidade de geração de dados para benefício da população e do meio ambiente”, disse o secretário de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, em visita ao Simepar. 

Com equipamentos de alto desempenho, o sistema aumenta a capacidade para processar e armazenar dados e informações meteorológicas e hidrológicas enviadas por sensores remotos, satélites, radares e sistema de detecção de raios. 

“Esses dados são conhecimento científico e patrimônio do Estado, precisam estar bem armazenados e serem usados na adoção de medidas preventivas sempre que necessárias em caso de tempestades severas, incidência de raios e geadas, entre outros fenômenos meteorológicos”, disse o diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite. 

O Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres Naturais prevê, ainda, a compra de dois novos radares a serem instalados na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Participam do programa a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Simepar.

Novas parcerias: Na reunião, os gestores trataram ainda de novas parcerias entre as duas instituições para a área de monitoramento ambiental, especialmente de florestas nativas. “O Simepar tem a capacidade de fornecer serviços altamente precisos e de inteligência para aumentarmos o controle e a prevenção de danos ambientais”, disse Ricardo.

Postar um comentário

0 Comentários