A GUERRA NA SÍRIA EM DEBATE NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ



Dr. Abdo Abage, cônsul honorário da República Árabe da Síria para o Paraná e Santa Catarina.

Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, reunidos no Comitê de Solidariedade à Luta dos Povos, organizaram o IV Seminário sobre o tema “Guerra na Síria” no último dia 16 de dezembro.

O evento lotou o auditório da UTFPR e contou com participação do industrial e engenheiro civil Dr. Abdo Abage, cônsul honorário da República Árabe da Síria para o Paraná e Santa Catarina. 

O Comitê de Solidariedade à Luta dos Povos produziu botons com a fotografia do presidente da Síria, Bashar Al Assad.

Em sua palestra o Dr. Abdo falou sobre a importância na Síria na história da civilização humana, de sua contribuição em todas as áreas do conhecimento e apresentou fotografias sobre sítios arqueológicos milenares.


De família cristã ortodoxa originária da cidade de Antioquia, a cidade onde até os dias de hoje se fala o aramaico, a língua de Jesus Cristo, o Dr. Abdo falou que a religião está sendo usada como artifício pelo imperialismo e pelo sionismo para promover guerras no mundo árabe, especialmente na Síria e Iraque.

Sobre a guerra na Síria, afirmou que não se trata de uma guerra interna, como quer fazer crer a imprensa ocidental, mas que trata-se “de uma guerra de forças estrangeiras contra a Síria. Milhares de mercenários vindos de diversos países, financiados por governos estrangeiros, estão promovendo a destruição de diversas cidades, vilas e aldeias sírias, com objetivos geoestratégicos para beneficiar EUA e Israel”.

A participação da Rússia no conflito foi aborda pelo Dr. Abdo que lembrou a base militar russa em Tartus, “a única base militar russa na região”, e a guerra por gasodutos para levar gás e petróleo à Europa. Ele considerou positiva a participação da Rússia no combate aos terroristas que atuam na Síria. “Na verdade o povo sírio está sendo vítima de guerra causada por interesses econômicos e estratégicos na região. Os motivos e razões apontadas pela mídia ocidental, como a deposição do presidente Bashar Al Assad, é apenas desculpa para encobrir o verdadeiro motivo da guerra”, disse.


Ele lembrou que o presidente Bashar Al Assad conta com apoio majoritário do povo árabe sírio, como ficou provado nas últimas eleições, inclusive em países estrangeiros. “Em Curitiba, por exemplo, o nosso consulado participou das últimas eleições, e entre os sírios registrados no consulado (do Paraná e Santa Catarina) o presidente Bashar teve o apoio de 95% dos votantes”.


Ao final de sua palestra, o Dr. Abdo falou sobre o atentado ao Word Trade Center nos EUA. Ele disse que na qualidade de engenheiro civil e construtor, jamais acreditou na versão do governo norte-americano sobre os atentados. 


“Tudo não passou de uma farsa montada pelo governo norte-americano para deflagrar guerras no Iraque e Afeganistão”. Ele lembra que nas torres gêmeas trabalhavam 31 mil pessoas, mas que no dia dos atentados apenas 3.300 foram trabalhar, mesmo sendo dia útil.

Ao final da palestra o Dr. Abdo participou de debate com os estudantes presentes e finalizou parabenizando os integrantes do Comitê da Solidariedade à Luta dos Povos da UTFPR, “por permitir que a verdade dos fatos seja debatida apesar da manipulação midiática em vigor”.

Postar um comentário

0 Comentários