COLÉGIO SESI COMPLETA OITO ANOS NO PARANÁ

Educação
                                                                                                                  Foto: Mauro Frasson

Instituição é a maior rede privada de ensino médio do Estado, com 45 unidades e mais de 13 mil alunos matriculados

A rede de ensino Colégio Sesi, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná, completou nesta quinta-feira(14) oito anos. A data foi comemorada em solenidade realizada na sede do Colégio Sesi no bairro Boqueirão, em Curitiba. Participaram do evento o superintende do Sesi no Paraná, Jose Antônio Fares, além de alunos, professores e coordenadores do colégio.

Com mais de 13 mil alunos matriculados, em 45 unidades espalhadas em todo o Estado, o Colégio Sesi é hoje a maior rede de ensino privada do Paraná. As primeiras unidades começaram as atividades em 2005, em São José dos Pinhais e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Nestes oitos anos de existência a rede de ensino já realizou 50.707 matrículas e neste ano serão formados seis mil jovens.

“Hoje se comemora um projeto inovador e diferenciado no mercado, com uma metodologia que sensibiliza o público jovem e preenche uma lacuna na educação do Estado”, disse Fares, destacando que uma das grandes vantagens de se estudar no Colégio Sesi, além da metodologia de oficinas de aprendizagem, é poder realizar um curso profissionalizante do Senai, no contraturno. Atualmente, mais de 80% dos alunos matriculados na instituição de ensino realizam também, a partir do 2º ano, um curso profissionalizante.

Outro diferencial, segundo Fares, são as competências desenvolvidas pelos estudantes durante os anos que permanecem no Colégio Sesi, saindo preparados para o mercado de trabalho. ”Uma das principais características que empresas e indústrias buscam em um profissional é saber trabalhar em equipe e esta competência vem ao encontro da metodologia do Colégio Sesi”, afirmou.

De acordo com gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz, os estudantes aprendem a negociar, empreender e trabalhar uns com os outros. “Os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries trabalham juntos, construindo um conhecimento de forma colaborativa”, destacou. Segundo ela, muitas indústrias parceiras do Sistema Fiep buscam alunos formados no Colégio Sesi para integrar suas equipes. “Os estudantes têm a possibilidade de sair empregados, outros vão para universidades e alguns ainda montam o próprio negócio”, finalizou.

Metodologia que faz a diferença

O método de “Oficinas de Aprendizagem”, aplicada no Colégio Sesi, é o que faz a instituição de ensino chamar a atenção dos jovens. Ela incentiva o trabalho em equipe, a criatividade e a iniciativa própria, preparando jovens profissionais proativos, empreendedores e com competências exigidas no mercado de trabalho.

Para a aluna do 3º ano do ensino médio, Estela Maria de Oliveira, um dos grandes aprendizados no colégio é o respeito para com todos. “Aqui aprendemos a trabalhar em equipe e respeitar a opinião do outro. Dialogamos e trocamos ideias durante as aulas”, revelou.

Para o estudante Jonathan Cavali, do 2º ano, um dos diferenciais do Colégio Sesi é a união dos alunos em prol de desafios. “Nas oficinas de aprendizagem temos sempre um desafio a responder e nesta hora todos os alunos da turma interagem para cumprir uma meta”, disse ele. Cavali conta que essa integração gera respeito e espírito de equipe entre os colegas. “A maioria dos trabalhos no colégio são em grupo. Aprendemos juntos e a flexibilidade é muito empregada aqui, já que aprendemos a trabalhar com diferentes estilos de pessoa e essa é uma competência importante para o futuro”, finalizou.

“O Colégio Sesi foi mais que uma instituição educacional, mas uma instituição social”, afirmou o egresso Matheus Miranda Barboza, formado em 2011. Segundo ele, além do conteúdo teórico, exigido no ensino médio, o colégio também forma cidadãos. “O interesse pelo conhecimento parte de cada um de nós e no Colégio Sesi aprendemos a ir atrás desse conhecimento, junto com os outros estudantes”, relatou.


GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários