FUNDAÇÃO NOBEL EMITE COMUNICADO APÓS CORÍNA DAR PRÊMIO A TRUMP:"NÃO PODE"

16.jan.26- Donald Trump e María Corina Machado na Casa BrancaImagem: Handout / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Após a ativista venezuelana María Corína Machado dar sua medalha do Nobel da Paz para Donald Trump, a Fundação Nobel, responsável pela premiação, emitiu comunicado dizendo que o prêmio é inseparável do laureado.

O que aconteceu

Não tem como separar o prêmio de quem efetivamente o ganhou, comunicou a fundação. A nota foi publicada hoje no X após a laureada María Corína presentear o presidente dos EUA, Donald Trump com a sua medalha do Nobel da Paz.

O prêmio não pode ser repassado ou distribuído a terceiros, segundo o Comitê Norueguês do Nobel. O Comitê, responsável pela fundação, disse que respeita o testamento de Alfred Nobel e suas estipulações sobre a premiação —negando qualquer possibilidade de transferência do título.

Independentemente do que aconteça com a medalha, o diploma ou o prêmio em dinheiro, o laureado original é e permanece sendo aquele que fica registrado na história como o ganhador do prêmio. Mesmo que a medalha ou o diploma passem posteriormente para a posse de outra pessoa, isso não altera a identidade de quem recebeu o Prêmio Nobel da Paz.Comitê Norueguês do Nobel

O testamento de Nobel estabelece que os prêmios devem ser concedidos àqueles que "tiveram conferido o maior benefício à humanidade". Quem é premiado recebe uma medalha de ouro e um diploma, além de premiação em dinheiro.

O prêmio é intransferível, mas se o ganhador quiser doar, vender, conceder ou guardar a medalha, tem a liberdade. O comunicado no site do Nobel ainda listou uma série de vencedores que doaram seus símbolos a museus ou venderam o objeto para destinar o valor para a filantropia.

A nota da fundação surge após a venezuelana María Corina presentear Trump com sua medalha. Opositora de Nicolas Maduro, preso em operação dos EUA, ela entregou sua insígnia ao mandatário norte-americano como gesto de gratidão pelo reestabelecimento do poder na Venezuela.

Trump choramingou publicamente falando que merecia vencer o Prêmio Nobel da Paz. Durante a campanha no ano passado para receber a condecoração, ele disse que tinha terminado com guerras ao redor do mundo através da sua liderança nos EUA.

Foi uma decisão muito vergonhosa para a Noruega. Quando oito guerras foram encerradas, deveria receber uma para cada umaDonald Trump, após o Nobel da Paz ir para Corina

Corína foi premiada pela sua luta pela democracia na Venezuela. A ativista era o principal símbolo da luta contra o "Estado brutal e autoritário" do regime chavista.
UOL
GAZETA SANTA CÂNDIDA, JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

Postar um comentário

0 Comentários